Com o avanço da vacinação em todo o país, algumas atividades têm sido retomadas, como o hábito de assistir aos jogos em um estádio ou ginásio. Enquanto São Paulo reabriu os estádios com 30% da ocupação nesta semana, a presença do público já está liberada em Mato Grosso do Sul. O ginásio Guanandizão, por exemplo, que serviu de ponto de imunização, já voltou a receber eventos. Aos poucos, o calendário esportivo tem sido retomado e o público já pode comparecer para eventos em praças, estádios e ginásios — sem restrição de ocupação.

[Colocar ALT]
Jogos dos Servidores Públicos Municipais marcaram reabertura do Guanandizão nesta semana. (Foto: )

O ginásio Guanandizão é um exemplo da retomada dos eventos esportivos no Estado. Após atender a população como ponto de imunização contra o coronavírus, o ginásio voltou a receber eventos. O local começou o mês de outubro com a realização da 14° Edição dos Jogos dos Servidores Públicos Municipais, que marcou sua reabertura no cenário esportivo. 

A (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) explica que não há restrições para o número de participantes em eventos organizados em estádios e ginásios, conforme decisão do (Programa de Saúde e Segurança na Economia). Diferente de São Paulo, em Mato Grosso do Sul também não há um percentual de limite para ocupação do público espectador. 

Contudo, não está tudo liberado. O público ainda precisa respeitar as regras, como o distanciamento e uso contínuo da máscara. “Ainda segundo o Prosseguir, também se deve observar as situações sanitárias de cada município, se há alguma restrição por decreto municipal. Se sim, este deve ser respeitado”, informou a Fundação.

Com os eventos esportivos liberados, o calendário tem sido retomado aos poucos. Em Campo Grande, os Jogos dos Servidores Públicos Municipais já estão acontecendo. “O calendário esportivo está retornando conforme as deliberações da Prefeitura Municipal e o avanço na imunização contra a Covid-19. Apesar das flexibilizações, o vírus ainda circula, causando internações e óbitos, portanto, continuamos mantendo recomendações e cuidados com a saúde”, explicou a Funesp (Fundação Municipal de Esporte). 

Conforme decreto municipal, os eventos não têm limite máximo de pessoas em Campo Grande. As regras que continuam são o uso da máscara, distanciamento social e higienização das mãos e ambientes. “O uso da máscara não é obrigatório apenas durante a prática de atividade física”, reforça. 

A Funesp explica que os locais de eventos contam com recipientes de álcool 70% em pontos estratégicos, como na entrada do estabelecimento, nos banheiros, próximo a elevadores e equipamentos de uso coletivo, por exemplo. “Vale destacar que quando um servidor, agente social, participantes do público em geral ao sentir sintomas da Covid-19, procure uma unidade de saúde mais próxima”. 

Com a retomada do calendário esportivo, também está prevista a realização dos seguintes eventos: 1° Jogos Eletrônicos de Campo Grande, 42° Jogos Abertos, 1° Open CG de Beach Tênis e a 19° edição dos Jogos Municipais dos Idosos. “São eventos que irão ocupar presencialmente praças, parques e ginásios, como o Guanandizão”, aponta a Funesp de Campo Grande.