Esportes

De MS, Leonardo de Deus busca o ouro na final dos 200m borboleta nesta terça

Atleta suspendeu compromissos e está focado nos treinamentos para a final nesta noite

Felipe Ribeiro Publicado em 27/07/2021, às 17h04

É a primeira vez que Leonardo chega a uma final das Olimpíadas
É a primeira vez que Leonardo chega a uma final das Olimpíadas - (Foto: Reprodução/Rede social)

O campo-grandense Leonardo de Deus, de 30 anos, foi classificado para a final do estilo 200m borboleta na natação das Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A competição em busca pela medalha de ouro ocorre na noite desta terça-feira (27), às 21h50, horário de Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que Leo chega a uma final dos jogos olímpicos.

Ontem (26), o atleta alcançou 1min54s97 nas eliminatórias. O tempo foi o segundo melhor entre os rivais Kristóf Milák, da Hungria, e Federico Burdisso, da Itália. Só de estar na última etapa da modalidade já é um feito enorme para Leo, que na edição do evento passado, Rio 2016, chegou até as semifinais.

Leo de Deus, como é conhecido no esporte, começou na natação competitiva em 2002, no Clube do Remo, em Belém, no Pará, aos 11 anos. Rapidamente alcançou pódios em todas as competições do eixo Norte-Nordeste.

Com intuito de profissionalizar ainda mais, em 2004, teve a oportunidade de treinar na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Brasília, com o técnico Hugo Lobo Filho. Teve destaques em todas as competições nacionais e internacionais nas categorias de base e posteriormente como integrante do Minas Tênis Clube, de 2008 a 2009.

Hoje, Leo faz parte do time da Unisanta, clube em que fez história com a conquista do tri-campeonato nos 200m borboleta no Campeonato Pan-Americano de Lima, em 2019, sendo um dos únicos atletas individuais ao feito na história do campeonato.

Atleta carismático, o nadador de Campo Grande cuida de sua saúde diariamente, com a prática esportiva e a adesão a um estilo saudável. Focado nas partidas, o competidor decidiu suspender recentemente as entrevistas e está se dedicando intensamente aos treinamentos para a final de hoje, no Centro Aquático de Tóquio.

Além de Leonardo de Deus, a corrida pelo ouro é disputada pelos atletas Krzysztof Chmielewski, da Polônia; Tamás Kenderesi e Kristóf Milák, da Hungria; Chad le Clos, da África do Sul; Federico Burdisso, da Itália; Gunnar Bentz, dos Estados Unidos; Tomoru Honda, do Japão.

Jornal Midiamax