Pular para o conteúdo
Esportes

Ciclista de Chapadão do Sul assina contrato com equipe portuguesa e vai passar temporada na Europa

Primeira “vitrine” foram os Jogos Escolares da Juventude em 2019
Arquivo -

Das ruas de Chapadão do Sul, a revelação do sul-mato-grossense, Kawãh David, de 16 anos, vai agora pedalar em . O jovem assinou contrato com a Seissa ACR Roriz, de Barcelos, cidade pertencente ao distrito de Braga, uma das principais equipes de categoria de base da Europa.

O atleta embarca na madrugada desta quinta-feira (23) para a Europa. O ciclista ficará em solo português inicialmente por três meses, retornando em julho. Depois de duas semanas no Brasil, volta novamente ao país europeu, sistema que vai continuar até o fim do contrato firmado, em 2022.

Devido à pandemia da Covid-19, Portugal suspendeu por tempo indeterminado os serviços de emissão de vistos em Embaixadas e Consulados, o que inviabiliza estadia de estrangeiros por mais de 90 dias.

Segundo o pai do atleta, Octavio David, o objetivo é permanecer no Velho Continente após a temporada 2022. “A Seissa Roriz forma apenas atletas juniores, mas sabemos que o Kawãh participando das competições europeias, com bons resultados e se destacando, outras equipes podem observar e se interessar, já pensando no profissional”.

O jovem sul-mato-grossense tem como técnico, atualmente, Magno Prado Nazareth, douradense que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2019 de Lima, no Peru, e medalhista de prata na prova de contrarrelógio.

Histórico de sucesso

O talento de Kawãh foi observado em diversas oportunidades. A primeira “vitrine” foram os Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Blumenau (SC), em 2019. O atleta esteve junto à delegação organizada e chefiada pela (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), representando o Estado.

Na cidade catarinense estava o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fernando Firmino. Ciclista de destaque na competição nacional, o sul-chapadense foi convocado pelo dirigente para o “Training Camp Ciclismo de Estrada” da CBC, em janeiro de 2020, na cidade de Rio Claro (SP).

Durante o período de treinamento com a seleção de base brasileira, o atleta passou por uma série de avaliações e testes físicos padronizados para criação de banco de dados. “Usamos os resultados do Training Camp e enviamos a equipes europeias, entre elas a Seissa, que se interessou por mim”, revela Kawãh. “É um sonho, desde quando comecei a treinar e competir profissionalmente há dois anos. Não vai ser fácil ficar longe de casa, mas estou muito feliz com essa oportunidade”, completa.

O ciclista de Chapadão do Sul já tem currículo repleto de títulos e estava sendo contemplado pela última edição (2019-20) do programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. O sul-mato-grossense conquistou dois ouros inéditos para o estado na fase final dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) de 2018, em Natal-RN, na classe de 12 a 14 anos: foi campeão na prova por pontos (australiana) e na prova por resistência.

No mesmo ano, foi campeão brasileiro de estrada. Nos Jogos Escolares da Juventude de MS, etapa estadual organizada pela Fundesporte, o atleta faturou duas medalhas douradas, na prova de velocidade (contrarrelógio) e por pontos (australiana). O ciclista também coleciona medalhas de outros eventos nacionais de destaque: Volta Ciclística do Interior de Minas (Minas Gerais), Volta do Futuro (São Paulo) e Tour de Cuiabá (Mato Grosso), por exemplo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Últimas Notícias

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada

Polícia

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Intensa movimentação policial chamou a atenção de moradores

Transparência

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Legislativo municipal de Ivinhema comprometeu-se a promover concurso público