Deu Aquidauana no handebol masculino dos da Juventude de Mato Grosso do Sul, na faixa etária de 12 a 14 anos, de novo. A equipe da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade alcançou o bicampeonato (2019 e 2021), e representará MS na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros.

A competição nacional será realizado de 29 de outubro a 5 de novembro, no Parque Olímpico do (RJ). As disputas do handebol aconteceram no último fim de semana, dias 11 e 12.

Para levar novamente a medalha de ouro para casa, o time pantaneiro teve de vencer todos os três compromissos da chave única, formada por quatro equipes. Na estreia, no sábado (11), vitória por 16 a 11 sobre o Serviço de Educação Integral (SEI), de Dourados. Na parte da tarde, triunfo por 18 a 17 diante de Paranaíba, representada pela E.E. José Garcia Leal.

O confronto direto que definiu o título ocorreu no domingo (12), contra a Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio Machado, de Campo Grande. No fim, vitória dos aquidauanenses pelo placar de 17 a 9. 

Gustavo Belardo Ferreira é o único remanescente do plantel da Dóris Mendes Trindade que se sagrou campeã dos Jogos Escolares da Juventude de MS em 2019 e também levantou o troféu da fase regional, em Cascavel (PR).

“Comecei a treinar em 2018 e já em 2019 fomos campeões duas vezes. Então, já conseguimos ser os melhores do Estado e da região. A equipe trabalhou forte na escola, viemos bem fortes neste ano e queremos chegar ainda mais longe na etapa brasileira”, afirmou o atleta de 14 anos

Favoritismo confirmado

Já no handebol feminino, a E.M. Doutor Eduardo Olímpio Machado, de Campo Grande, confirmou o favoritismo e chegou ao tricampeonato (2018, 2019 e 2021) no sábado (11).

O time da Capital enfrentou a Escola Estadual Jorge Amado, de Chapadão do Sul, no sistema “melhor de três”, e venceu os dois primeiros jogos, eliminando o terceiro confronto. No primeiro jogo, vitória por 17 a 6 e no segundo, por 15 a 9.

A maior competição escolar estadual é organizada pela (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS), e neste ano teve Dourados como cidade-sede da etapa das modalidades coletivas.