Reunião na manhã desta quarta-feira (2) entre dirigentes da FFMS (Federação de de Mato Grosso do Sul) e representantes dos clubes classificados para as quartas-de-final do Campeonato Sul-Mato-Grossense fechou acordo para o retorno aos gramados no dia 28 de novembro. O torneio foi parado em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Para a continuidade do torneio, haverá mudanças no regulamento técnico, com o aumento no número de substituições. Está em estudo a possibilidade de os clubes inscreverem novos atletas, já que, com a paralisação, muitos jogadores tiveram os contratos rescindidos.

O Estadual foi suspenso em 18 de março, dois dias depois de a FFMS ter decidido pela realização de com portões fechados –o que desagradou clubes por ainda expor os plantéis ao risco de contaminação pela Covid-19. Desde então, aguardou-se posicionamento das autoridades de Saúde sobre o momento apropriado para o retorno.

Estados com campeonatos maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, há alguns meses liberaram o retorno do futebol, mas com portões fechados. O próprio Campeonato Brasileiro, em todas as suas divisões, já tem jogos em andamento ou datas para retomada nas próximas semanas, também sem a presença de torcedores.

O debate ocorreu em um hotel de com representantes do Corumbaense e do Maracaju participando de forma remota. O presidente da FFMS, Francisco Cezário, o vice-presidente da entidade, Marco Antonio Tavares, e o diretor-presidente da Fundação do Desporto e Lazer do Estado, Marcelo Miranda, estiveram presentes.

Os oito clubes também concordaram com a manutenção do formato de jogos de ida e volta. As quartas-de-final serão realizadas em 28 de novembro e 2 de dezembro, com os vencedores avançando para as semifinais, a serem realizadas nos dias 6 e 9 de dezembro.

As finais serão disputadas em dois domingos –13 e 20 de dezembro.

Os clubes deixaram praticamente pactuada a autorização de substituições durante o jogo, de 3 para 5. Outro debate, ainda a ser finalizado, envolve a inscrição de novos jogadores, o que é proibido nesta fase do Estadual, mas deve ser revisto com a saída de jogadores. O tema será debatido novamente em 14 de outubro –45 dias antes da retomada.

As quartas-de-final terão os seguintes confrontos: Aquidauanense x Corumbaense, Águia Negra x Maracaju, Serc x Costa Rica e Operário x Comercial.

A Fundesporte ainda confirmou a autorização do Governo do Estado para ser mantido investimento de R$ 820 mil na edição de 2021 do Estadual.