Pular para o conteúdo
Esportes

Brasil e Japão assinam memorando para estimular judô nas escolas

Os governos de Brasil e Japão assinaram, na tarde de hoje (10), dois memorandos para intensificar o intercâmbio esportivo entre os dois países. Parte do acordo diz respeito à inclusão do judô no currículo escolar do Brasil. Além disso, Brasil e Japão querem estimular a cooperação bilateral nas áreas de medidas antidoping, medicina esportiva e […]
Arquivo -
Técnico pegou 30 dias de suspensão . (Foto: Ilustrativa/CBJ)
Técnico pegou 30 dias de suspensão . (Foto: Ilustrativa/CBJ)

Os governos de e assinaram, na tarde de hoje (10), dois memorandos para intensificar o intercâmbio esportivo entre os dois países. Parte do acordo diz respeito à inclusão do no currículo escolar do Brasil. Além disso, Brasil e Japão querem estimular a cooperação bilateral nas áreas de medidas antidoping, medicina esportiva e o engajamento de idosos e pessoas com deficiência no esporte.

Os documentos não trazem ações concretas, mas reforçam laços já estabelecidos entre os dois países e firmam intenções de aumentar, em breve, a parceria nesses campos. A visita de judocas brasileiros ao Japão e a vinda de mestres japoneses ao Brasil, para troca de experiências e difusão do esporte nas escolas brasileiras, já ocorre. Agora, ambos os países querem intensificar a prática.

“Trabalharemos para expandir a prática do judô entre as crianças em idade escolar. Acreditamos que o esporte é a melhor ferramenta de transformação da vida humana. Ele forma cidadãos e transforma realidades”, disse Décio Brasil, secretário Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, destacou o caráter educativo do judô. “Entre os muitos esportes, judô é muito importante para a nossa cooperação. Porque muitos judocas japoneses vieram ao Brasil ensinar judô aos brasileiros. E agora, o Brasil é um país forte no judô. O governo japonês está cooperando para que o governo brasileiro introduza o judô no currículo das escolas públicas porque através do judô podemos aprender disciplina, respeito. Tem um valor muito educativo”.

O embaixador Yamada celebrou a assinatura dos memorandos em um ano olímpico. O Japão se prepara para receber os jogos Olímpicos e Paralímpicos em , a partir de 24 de julho. Para marcar a data, a embaixada japonesa divulgou vídeos com prefeitos de cidades vizinhas a Tóquio convidando os brasileiros a visitar o país e assistir, in loco, as competições.

A senadora Leila Barros (PSB-DF), ex-atleta de vôlei, e que já disputou três Olimpíadas, destacou a importância de investimento na prática esportiva entre os jovens e crianças. “Ser uma potência olímpica só será resultado do que fizermos na base. Temos que investir em alto rendimento sim, mas, acima de tudo, um trabalho lincado com a educação e cultura”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
onça fica pendurada e cai

VÍDEO: Remake pantaneiro de O Rei Leão? Onça fica pendurada e cai de árvore após se atrapalhar em galho

Em ‘surto’, jovem invade casas e assusta moradores da Vila Margarida

Alunos relatam pânico em ataque que matou 2 em universidade da Flórida

Ativista anti-feminista e de direita, Vivi Tobias é nomeada na Secretaria da Mulher da Capital

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

Homem joga vaso de flores e garrafa de café contra a esposa após discussão em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Chat GPT não reconhece Mato Grosso do Sul como estado do Brasil

Nomear Mato Grosso do Sul como "Só Paulo" está entre os incontáveis deslizes cometidos pela ferramenta; confira outros

Le Blog Maria Antonia

Caviar no cachorro-quente: mais barato, ingrediente chega a pratos em restaurantes nos EUA

A impensável loucura da economia resumida em um tira-gosto. Caviar com salsicha, quem diria? As ovas do peixe esturjão, símbolo de comidas refinadas e caras, são a estrela do ‘caviar hot dog’, servido no bar do restaurante The Modern, em Nova York. O quitute, que leva duas pequenas salsichas cobertas com caviar em um minipão, … Continued

Política

Soraya diz que relatório da CPI das Bets vai propor combate ao vício em aposta

A intenção é conter o endividamento e prevenir o vício em jogos de aposta

Cotidiano

Evento capacita 50 pessoas sobre uso do fogo como aliado na preservação do Pantanal

Quando bem manejado, técnica chamada de “fogo prescrito” pode cumprir funções ecológicas importantes