A queniana Brigid Kosgei, atual recordista mundial da maratona feminina, será uma das atrações da 95ª edição da Corrida de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro, em . A presença da fundista foi confirmada nesta sexta-feira, pela organização da prova.

Kosgei, de 24 anos, bateu o recorde na edição deste ano da Maratona de Chicago. A queniana terminou o percurso em 2h14min04s, superando por mais de um minuto o tempo da britânica Paula Radcliffe (2h15min25s), que existia desde 2003. Ele já havia faturado o título da prova em 2018.

Entre os homens, o também queniano Paul Kipchumba Lonyangata confirmou participação na prova deste ano. No currículo, o fundista tem uma vitória na Maratona de em 2017 e o bicampeonato da Maratona de Shangai, na China. Neste ano foi terceiro colocado na Meia Maratona de Buenos Aires, na Argentina

A organização da prova promete divulgar outros nomes do circuito internacional que vão participar da São Silvestre nos próximos dias.

A partir da 95ª edição, a prova passa a ser da categoria Road Race Bronze Label da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), entrando para o rol das principais corridas do mundo. Isso significa possuir critérios técnicos de qualificação que garantirão a presença de alguns dos melhores corredores do mundo na atualidade.

A Corrida de São Silvestre junta-se a Maratona de São Paulo (desde 2019) e Meia Maratona Internacional do (a partir de 2020), como únicas provas do país a possuir esse Bronze Label. Todos com qualidades e excelência reconhecidas.

A programação de largadas no dia 31 começará mais cedo, às 7h25, com a largada da categoria cadeirantes. Em seguida, às 7h40, será a vez da elite feminina. A elite masculina, Pelotão C, e Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral largam às 8h05.