Esportes

Medalhista do Pan será atração em inauguração da primeira piscina olímpica de MS

A solenidade de inauguração da primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul, programada para ás 11h deste sábado (14), contará com a presença do nadador campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019) nos 200 metros borboleta. A solenidade ocorrerá no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) ...

Guilherme Cavalcante Publicado em 13/12/2019, às 10h48

Léo de Deus é o dono dos 200m borboleta nas Américas | Foto: Alexandre Loureiro | COB
Léo de Deus é o dono dos 200m borboleta nas Américas | Foto: Alexandre Loureiro | COB - Léo de Deus é o dono dos 200m borboleta nas Américas | Foto: Alexandre Loureiro | COB

A solenidade de inauguração da primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul, programada para ás 11h deste sábado (14), contará com a presença do nadador campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019) nos 200 metros borboleta.

A solenidade ocorrerá no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), em Campo Grande, dentro da programação do Campeonato Estadual de Verão de Natação 2019, organizado pela Fedams (Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Medalhista do Pan será atração em inauguração da primeira piscina olímpica de MS
Foto: Divulgação

Para homenagear a vinda do nadador campo-grandense, a competição neste ano recebe o nome de “Troféu Leonardo de Deus”. “Está chegando! Muito feliz e honrado de ter meu nome como campeonato estadual de Mato Grosso do Sul. Vamos fazer a melhor competição do ano. Obrigado pela homenagem”, publicou o nadador multicampeão, de 28 anos, através de rede social.

O Campeonato reunirá cerca de 207 atletas de Mato Grosso do Sul (agremiações de Corumbá, Campo Grande e Maracaju), além de 29 nadadores da Bolívia, em sete categorias: mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster.

Estrutura

A piscina olímpica da Funlec possui 25 metros de largura por 50 metros de extensão, tem 10 raias e abrange três milhões de litros de água. Uma piscina semiolímpica (ou piscina curta), por exemplo, tem oito raias, 25 metros de comprimento (metade da olímpica) e 20 de largura, dimensões estabelecidas pela Federação Internacional de Natação (Fina).

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, enfatiza que, a partir de agora, os nadadores sul-mato-grossenses poderão ter melhor preparação para competições nacionais e até internacionais.

“É um momento muito importante para a natação de Mato Grosso do Sul. A parceria entre Funlec e Fedams realmente coloca nossa natação numa expectativa muito grande de melhores resultados. Nossa natação é uma referência nacional. Já temos um trabalho muito bom, mesmo com atletas treinando em piscinas não oficiais, sendo que todas as competições a nível nacional e internacional são com dimensões olímpicas. A adaptação para as provas será mais fácil”.

Medalhista do Pan será atração em inauguração da primeira piscina olímpica de MS
Foto: Divulgação

Carreira exemplar

De Deus é filho de pai militar, o que o fez percorrer e morar em diversas cidades do país. O campo-grandense já treinou na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Brasília; Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte-MG e Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo-SP. Hoje, representa a Associação Santa Cecília de Esportes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos (SP).

Além do tricampeonato pan-americano, neste ano, na capital peruana, de Deus foi bronze nos 200 metros costas e ajudou a equipe verde e amarela a conquistar a medalha dourada no revezamento 4×100 medley misto. O nadador de Mato Grosso do Sul ainda tem no currículo a prata no Pan de Guadalajara-2011, no revezamento 4×200 metros livre; o bronze na edição do Pan de Toronto-2015, nos 400 metros livre, e o ouro no Mundial de Piscina Curta em Hangzhou, na China, no ano passado, nos 4×200 metros livre.

Serviço – A etapa do certame ocorrerá neste sábado (14), no período matutino, das 7 às 12 horas, e no vespertino, das 15 às 19 horas. As disputas continuam no domingo (15), das 7 às 12 horas. A solenidade de inauguração da piscina acontecerá no sábado, às 11 horas. O Cedesc/Funlec está situado na Rua Água Azul, 1097, bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande.

(Com informações da assessoria)

Jornal Midiamax