A solenidade de inauguração da primeira piscina olímpica de , programada para ás 11h deste sábado (14), contará com a presença do nadador campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019) nos 200 metros borboleta.

A solenidade ocorrerá no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), em , dentro da programação do Campeonato Estadual de Verão de 2019, organizado pela Fedams (Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Medalhista do Pan será atração em inauguração da primeira piscina olímpica de MS
Foto: Divulgação

Para homenagear a vinda do nadador campo-grandense, a competição neste ano recebe o nome de “Troféu Leonardo de Deus”. “Está chegando! Muito feliz e honrado de ter meu nome como campeonato estadual de Mato Grosso do Sul. Vamos fazer a melhor competição do ano. Obrigado pela homenagem”, publicou o nadador multicampeão, de 28 anos, através de rede social.

O Campeonato reunirá cerca de 207 atletas de Mato Grosso do Sul (agremiações de Corumbá, Campo Grande e Maracaju), além de 29 nadadores da Bolívia, em sete categorias: mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster.

Estrutura

A piscina olímpica da Funlec possui 25 metros de largura por 50 metros de extensão, tem 10 raias e abrange três milhões de litros de água. Uma piscina semiolímpica (ou piscina curta), por exemplo, tem oito raias, 25 metros de comprimento (metade da olímpica) e 20 de largura, dimensões estabelecidas pela Federação Internacional de Natação (Fina).

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, enfatiza que, a partir de agora, os nadadores sul-mato-grossenses poderão ter melhor preparação para competições nacionais e até internacionais.

“É um momento muito importante para a natação de Mato Grosso do Sul. A parceria entre Funlec e Fedams realmente coloca nossa natação numa expectativa muito grande de melhores resultados. Nossa natação é uma referência nacional. Já temos um trabalho muito bom, mesmo com atletas treinando em piscinas não oficiais, sendo que todas as competições a nível nacional e internacional são com dimensões olímpicas. A adaptação para as provas será mais fácil”.

Medalhista do Pan será atração em inauguração da primeira piscina olímpica de MS
Foto: Divulgação

Carreira exemplar

De Deus é filho de pai militar, o que o fez percorrer e morar em diversas cidades do país. O campo-grandense já treinou na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Brasília; Minas Clube, de Belo Horizonte-MG e Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo-SP. Hoje, representa a Associação Santa Cecília de Esportes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos (SP).

Além do tricampeonato pan-americano, neste ano, na capital peruana, de Deus foi bronze nos 200 metros costas e ajudou a equipe verde e amarela a conquistar a medalha dourada no revezamento 4×100 medley misto. O nadador de Mato Grosso do Sul ainda tem no currículo a prata no Pan de Guadalajara-2011, no revezamento 4×200 metros livre; o bronze na edição do Pan de Toronto-2015, nos 400 metros livre, e o ouro no Mundial de Piscina Curta em Hangzhou, na China, no ano passado, nos 4×200 metros livre.

Serviço – A etapa do certame ocorrerá neste sábado (14), no período matutino, das 7 às 12 horas, e no vespertino, das 15 às 19 horas. As disputas continuam no domingo (15), das 7 às 12 horas. A solenidade de inauguração da piscina acontecerá no sábado, às 11 horas. O Cedesc/Funlec está situado na Rua Água Azul, 1097, bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande.

(Com informações da assessoria)