Em meio à verdadeira bagunça que foi o qualificatório para o GP da de Fórmula 1, realizado neste sábado, havia um sorriso. Era de Charles Leclerc, piloto da Ferrari, que obteve sua quarta pole no ano, a segunda consecutiva, fazendo apostas para uma sequência da temporada pra lá de favorável.

Com um tempo de 1min19s307 no treino deste sábado, o monegasco, vencedor do GP da na última semana, já projeta uma evolução para este fim de semana ao lado do alemão , seu companheiro de equipe. “Nas simulações de corrida que completamos, nosso ritmo foi muito bom. Creio que seremos mais rápidos do que em Spa e esperamos fazer uma boa prova amanhã (domingo)”, disse o monegasco.

Para o piloto de 21 anos, a largada em primeiro na casa ferrarista tem um sabor especial. “É inacreditável… ver tantas pessoas, é absolutamente incrível. Feliz com a pole. É algo único”, declarou Leclerc, quinto colocado no Mundial de Pilotos, com 157 pontos.

O jovem, que estreou no lugar mais alto do pódio na categoria no domingo passado, teve de passar por uma situação constrangedora para garantir a largada em primeiro lugar em Monza neste sábado. Uma bandeira vermelha a poucos minutos do fim, na altura do Q3, fez com que a direção da prova se atrapalhasse com a organização das saídas dos pilotos para a pista, o que acabou evitando que a maioria absoluta conseguisse completar suas últimas voltas – apenas Leclerc e Carlos Sainz Jr abriram a última volta no circuito.

Além da desorganização de quem dirige a prova italiana, Vettel lamentou uma suposta falha de comunicação interna de sua própria equipe a respeito do que havia sido combinado previamente. O alemão deu apoio ao monegasco no Q2, “rebocando-o” para que, com a ajuda do vácuo do carro do alemão, fizesse seu melhor tempo, e esperava que o colega retribuísse o favor na parte final do qualificatório. No fim, com toda a confusão, a ação acabou não acontecendo.

“Estou infeliz. A volta que não tive vácuo era realmente boa. Acho que simplesmente não executamos o que pensávamos fazer hoje (sábado). De qualquer forma, para a equipe, é um bom resultado, então vamos ver o que podemos fazer amanhã (neste domingo)”, analisou o tetracampeão mundial após o treino.

A largada do GP da Itália, 14.ª prova da temporada, está marcada para as 10h10 (horário de Brasília) deste domingo.