Justiça mantém permissão para bebidas alcoólicas em estádios de Campo Grande

Desembargadores do Órgão Especial julgaram improcedente a ação direta de inconstitucionalidade sobre a lei n° 283/2016 de Campo Grande, que dispõe sobre a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. De acordo com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o procurador-geral de Justiça sustenta que a lei […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Divulgação
(Divulgação

Desembargadores do Órgão Especial julgaram improcedente a ação direta de inconstitucionalidade sobre a lei n° 283/2016 de Campo Grande, que dispõe sobre a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol.

De acordo com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o procurador-geral de Justiça sustenta que a lei incorre em vício de inconstitucionalidade formal e material, afrontando normas das constituições estadual e federal, por entender que o Município extrapola seu interesse local e competência suplementar em relação ao consumo, legislando em sentido contrário à norma federal.

Por entenderem inexistir inconstitucionalidade formal e material na norma atacada, a Câmara Municipal e o Município pugnam pela improcedência da ação. Segundo o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, relator do processo, o Município não extrapolou os limites de sua competência suplementar.

Ainda de acordo com o relator, a norma municipal libera a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol da Capital e atribui, paralelamente, a gestão do estádio e definição de locais permitidos para a comercialização e consumo de bebidas, ao responsável pelo local.

“Em vez de tentar impedir o consumo de bebidas no estádio é muito mais salutar ao poder público exigir do promotor do evento e do administrador do estádio a implementação de medidas de segurança concretas e efetivas que assegurem a incolumidade física dos torcedores. Além disso, a lei em questão está em vigência desde maio de 2016 e não há notícia de que houve acréscimo dos índices de violência nos estádios da Capital”, diz.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Jogadora do River Plate imita macaco para gandula (Reprodução, GE)
Pacaembu