Com Geromel expulso e gol de Tardelli, Grêmio vence Libertad e abre boa vantagem

Com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, o Grêmio deu uma demonstração de força do seu elenco e derrotou o Libertad por 2 a 0, nesta quinta-feira, em Porto Alegre, no confronto de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, para abrir boa vantagem na série. Os times já haviam […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Divulgação/Grêmio)
(Foto: Divulgação/Grêmio)

Com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, o deu uma demonstração de força do seu elenco e derrotou o Libertad por 2 a 0, nesta quinta-feira, em Porto Alegre, no confronto de ida das oitavas de final da , para abrir boa vantagem na série.

Os times já haviam se enfrentado na fase de grupos da Libertadores, com cada um vencendo como visitante. Mas dessa vez o Grêmio fez valer o mando, mesmo tendo Geromel expulso logo no começo do segundo tempo. E foi logo com a atuação decisiva de dois jogadores que iniciaram o duelo no banco de reservas: Diego Tardelli e David Braz.

Alvo de críticas e com a permanência no Grêmio tratada como incerta, o atacante abriu o placar do duelo, o que deve aumentar o coro para assumir a vaga de André, que deixou o campo sob vaias. E depois David Braz, acionado por Renato Gaúcho para recompor o sistema defensivo, marcou o segundo gol da partida, acompanhada in loco por Tite, técnico da seleção brasileira.

Na próxima quinta-feira, no Defensores del Chaco, o Grêmio poderá perder por até um gol de diferença para se garantir nas quartas de final da Libertadores. Antes, na segunda-feira, vai visitar o CSA, no Rei Pelé, na conclusão da 12ª rodada do Brasileirão.

O JOGO – O domínio do primeiro tempo da partida foi do Grêmio e com uma estratégia clara, de pressionar o Libertad no campo de ataque e de valorizar a posse de bola até encontrar brechas na defesa do Libertad. Elas até apareceram nos minutos iniciais, como aos três, quando Everton forçou Martín Silva a realizar defesa difícil.

Porém, não foram constantes, com o Grêmio pouco finalizando na etapa inicial. Além disso, quando conseguia, como aos 26 minutos, com Maicon, o goleiro uruguaio salvava o Libertad, sendo que o time paraguaio ainda ameaçava em alguns contra-ataques, tornando o confronto difícil, como já havia sido na fase de grupos, quando o Libertad venceu por 1 a 0 em Porto Alegre.

A situação gremista poderia ter melhorado no começo da etapa final, não fosse a incrível chance de gol desperdiçada por André E se tornou dramática aos quatro minutos, quando Geromel foi expulso por uma entrada dura em Benítez. A torcida gremista reagiu diferente aos dois lances. Enquanto não perdoou André, vaiado ao ser substituído para a recomposição defensiva com a entrada de David Braz, aplaudiu o zagueiro ao deixar o campo em função do cartão vermelho.

Mais importante, dentro do campo, o Grêmio não alterou a sua postura, ainda que sendo mais cuidadoso, valorizando a posse de bola. E contou com a estrela de dois jogadores que deixaram o banco de reservas para definir a sua vitória em jogadas de bola parada. O primeiro foi Tardelli. Aos 25 minutos, após Alisson cobrar escanteio e Kannemann desviar, o atacante completou de voleio para as redes.

Com um a mais e em desvantagem no placar, o Libertad tratou de atacar mais e quase empatou o duelo, não fosse uma linda defesa de Paulo Victor após cabeceio de Bareiro. E se o time paraguaio não aproveitou sua chance, o Grêmio foi letal. Aos 38 minutos, foi a vez de David Braz desviar para as redes uma cobrança de falta de Alisson: 2 a 0.

Conteúdos relacionados