recebe a 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Open de de Praia a partir desta quarta-feira até o domingo (21) no Parque das Nações Indígenas. A competição terá transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol a partir de quinta-feira e as disputas de medalhas, sábado a noite e domingo de manhã, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelo canal SporTV. Durante os jogos serão distribuídas camisetas e brindes para o público.

O evento esportivo está em sua terceira edição sediada na Capital e marca o retorno de Talita após um ano de ausência das areias para ser mãe. A atleta, que faz dupla com a cearense Taiane, venceu sua última competição aqui na Capital em setembro de 2017 antes de anunciar a pausa para dar à luz seu filho Renato.

A “nova” dupla formada pela aquidauanense e pela cearense já tem um histórico de sucesso. Em 2013 e 2014, foram campeãs do Circuito Mundial e juntas venceram duas etapas do Circuito Brasileiro e a primeira edição do Superpraia.

Espetáculo esportivo

A competição conta com 24 duplas em cada gênero. As 16 melhores duplas no ranking de entradas já estão pré-classificadas para a fase de grupos, enquanto as outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta-feira (21) para o feminino e quinta-feira para o masculino (22).

Já estão garantidos pelo ranking de entradas no naipe masculino:

Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF)
Alison/André Stein (ES)
Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB)
Guto/Saymon (RJ/MS)
George/Thiago (PB/SC)
Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR)
Léo Vieira/Jô (DF/PB)
Eduardo Davi/Adrielson (PR)
Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB)
Vinícius Cardozo/Bruno (RJ/AM)
Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES)
Moisés/Vinícius Freitas (BA/ES)
Harley/Averaldo (DF/TO)
Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE)
Oscar/Luciano (RJ/ES)
Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB).

No naipe feminino, as 16 duplas garantidas pelo ranking são:

Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ)
Maria Elisa/Carol Solberg (RJ)
Ágatha/Duda (PR/SE)
Victoria/Tainá (MS/SE)
Juliana/Andressa (CE/PB)
Talita/Taiana (AL/CE)
Neide/Josi (AL/SC)
Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES)
Val/Érica Freitas (RJ/MG)
Carolina Horta/Ângela (CE/DF)
Izabel/Thati (PA/PB)
Vivian/Vitoria (PA/RJ)
Aline/Diana (SC/RJ)
Juliana Simões/Eunyce (PR/AL)
Thamela/Ingridh (ES/PR)

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil em cada uma das 5 etapas totais.

Em busca do pódio

Entre as duplas que ainda estão buscando a garantia na competição está Miguel Ortigosa, representando o Mato Grosso do Sul, ao lado de Nilton, de Porto Velho. Para a dupla, que é a 5ª cabeça de chave no naipe masculino, o bom ritmo, a força e o entrosamento são pontos fortes.

“Treinamos bolas mais rápidas e diferentes das tradicionais para surpreender. O saque, bloqueio e a virada de bola serão fundamentais. Como temos estilos parecidos, iremos revezar entre defesa e bloqueio, que cansa mais por causa da quantidade de saltos tornando o jogo mais dinâmico”, afirmou Miguel em entrevista ao Midiamax.

Já entre as duplas feminas, outro retorno às quadras chama a atenção. A também sul-mato-grossense Daniele “Dani” Cristine Neves volta aos poucos ao alto nível depois de sofrer de leucemia. Com apoio da família, a atleta duas vezes campeã nacional, retornou ao esporte na última etapa do Circuito em Vila Velha no mês passado, depois de 8 meses parada.

“É sempre uma honra jogar em casa com os familiares por perto. Estava acostumada a jogar com torcida contra, e não à favor. Fiquei 32 dias internada e ainda estou em tratamento, com os exames em dia e cada vez mais recuperada. Então, foi importante respirar o cheiro da areia novamente”, ressaltou Dani em entrevista ao Jornal Midiamax.

Ações e autógrafos

A primeira visita acontece às 13h30 (horário local), na Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC), com presença das duplas Juliana Simões/Eunyce (PR/AL) e Thamela/Ingridh (ES/PR). O segundo encontro será às 15h30, no Colégio Adventista Campo-Grandense, com presença da atleta da casa Danielle (MS) e sua parceira Bia (RJ), e do também sul-mato-grossense Miguel (MS).

A última ação será uma sessão de autógrafos com bate papo junto aos alunos da Universidade Católica Dom Bosco. Estarão presentes as atuais campeãs brasileiras Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), a medalhista olímpica de bronze Juliana (CE) e sua parceira Andressa (PB), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES).

A estrutura montada no Parque das Nações conta com uma quadra central, com capacidade de 1,2 mil lugares, além de quatro quadras externas. A entrada é gratuita para todas as partidas. A organização recomenda que os torcedores cheguem cedo para acompanhar as finais da etapa. A decisão feminina está marcada para o sábado (24) às 18h15, enquanto a masculina às 9h do domingo (25).