Jogos Olímpicos Rio 2016

Na manhã dessa quarta-feira (22), a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, entregou os uniformes das alunas Yasmim Ramos Feninanos e Julia Vega de Oliveira, ambas da Escola Múcio Teixeira Júnior, que foram selecionadas em concurso de redação para conduzir a Tocha Olímpica, símbolo dos Rio 2016.

As alunas foram selecionadas por meio de concurso de redação e estarão entre os 200 condutores que representarão Campo Grande na condução do símbolo olímpico. A Capital foi uma das cidades escolhidas para o revezamento da passagem da Tocha, entre mais de 300 cidades do Brasil em 90 dias de revezamento.

As estudantes participaram do concurso intitulado “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, voltado para os alunos do 8º e 9º anos. “O tema principal veio do MEC, que apresentou dois eixos para serem trabalhados, o primeiro “Construindo a Paz” e o segundo “O Espírito olímpico”. Na redação, Júlia Vega escreveu sobre “O espírito olímpico e a importância de participar”. Já Yasmim Ramos, discorreu sobre “A paz nos jogos”. Julia e Yasmim cursam o 9º ano do ensino fundamental.

A Escola Múcio Teixeira foi indicada pelo MEC – Ministério da Educação- por ter apresentado índice no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – 2013. Foram escolhidos 16 textos de alunos e a seleção foi feita pelos técnicos do setor da Divisão de Esporte, Arte e Cultura – DEAC, da Secretaria Municipal de Educação.

Com o semblante de muita emoção, o pai da estudante Julia Vega, Ricardo Alexandre Oliveira comentou sobre a filha. “Foi um orgulho bem grande quando se refere a uma Tocha Olímpica. Fiquei sabendo que ela tinha sido classificada por um amigo, que viu pela internet. Isso vai ficar gravado na história de vida dela”. O pai mencionou, ainda, que a filha se esforçou e estudou muito para fazer a redação, procurou ajuda de amigos e estudou pela internet.

“Foi uma experiência muito legal o concurso. Eu comecei a fazer a redação e avisei meu pai. Então, eu entregue na escola a professora corrigiu e, depois, me chamaram falando que eu tinha ganhado. Eu achei que era brincadeira quando tinham me avisado e, depois disso, eu comecei a ver muitas notícias sobre. Minha família ficou muito orgulhosa. Daqui mais um tempo, vou ver que pude participar deste evento. 

Para o irmão de Yasmim, Hugo D'Avila, a participação da irmã no concurso foi gratificante. “Faz anos que minha irmã estuda no Múcio e isso foi um trabalho muito bom, feito em cima da educação dela e também envolve muito da capacidade dela”, argumentou.

“Eu fiquei muito feliz, eu não tinha a menor ideia se minha redação ia ser tão boa a ponto de ganhar e também fiquei muito surpresa. Minha família ficou muito feliz e surpresa. Disseram que eu tinha muito potencial e que já sabiam que eu ia ganhar por conta da minha redação”, disse Yasmim. A estudante completou, dizendo que isso é uma história de vida que leva a paz e vai carregar pra sempre.

A Secretária de Educação, Leila Machado entregou uma caixa personalizada com os uniformes e ressaltou a importância dos alunos nesse concurso. “É muito importante a participação dos alunos. Vimos que essas alunas conquistaram seu objetivo, que foi ganhar o concurso para carregar a Tocha, mas também mostraram que estão muito bem em seus estudos. Este concurso também demonstra o resultado de sala de aula, dos diretores, professores e da administração municipal que prova que a educação está bem conceituada”, destacou.