Capacetes também serão abolidos

As Olimpíadas do Rio, que começam daqui a pouco mais de dois meses, marcarão uma mudança histórica para os jogos. Pela primeira vez, boxeadores profissionais poderão competir em Jogos Olímpicos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1º), pela Aiba, entidade máxima do boxe internacional, de acordo com a agência francesa AFP.

É muito difícil que os maiores lutadores de boxe estejam presentes na edição deste ano dos Jogos, já que o processo para participação incluiria um tempo que já não é mais possível. O último torneio classificatório, de acordo com a rede esportiva ESPN, será em julho na Venezuela, não havendo mais tempo para que a grande maioria dos atletas se inscreva.

A exigência de amadorismo era um dilema para atletas que sonhavam conquistar uma medalha olímpica. Várias mudanças têm ocorrido no boxe olímpico durante os últimos anos, como a adição de categorias femininas em Londres 2012 e abolição de capacetes na edição Rio 2016. A decisão da Aiba foi feita por uma votação em que 88 membros apoiaram a medida.