Pular para o conteúdo
Esportes

Menino morto após desafio online teve lesão neurológica

Gustavo Riveiros Detter teria se enforcado depois de ser desafiado
Arquivo -

Gustavo Riveiros Detter teria se enforcado depois de ser desafiado

O médico que atendeu Gustavo Riveiros Detter, de 13 anos, após ele ter se enforcado em São Vicente, em , afirma que o adolescente sofreu uma lesão neurológica. Segundo a família, Gustavo estava jogando online com amigos e foi desafiado por eles após ter pedido uma partida de League Of Legends.

O jovem foi inicialmente encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente e, em seguida, levado para o Hospital Ana Costa em Santos, onde morreu no domingo (16) .

“O Gustavo já chegou com um comprometimento neurológico bem importante até pela própria avaliação clínica. No momento, a gente conseguiu definir que ele já tinha uma grave lesão neurólógica”, afirma o médico Luiz Henrique Tozzi Guerra, que foi o responsável por dar o atendimento.

Profissionais do hospital afirmam que assim que ficou sabendo de como Gustavo havia se enforcado, o médico começou a fazer rápidas pesquisas sobre o ‘jogo do desmaio’, ou Choking , como é conhecido na América do Norte a prática para auxiliar no tratamento da vítima.

“Todo essa evolução do caso se deu principalmente por ele ter ficado muito tempo em parada cardíaca. Então essa parada prolongada levou a uma falta de oxigênio cerebral que levou ele a ter essa lesão neurológica muito grave, infelizmente”, afirma.

 

O caso

Após ser encontrado enforcado com uma corda que sustentava um saco de boxe no teto, o estudante residente em São Vicente, no litoral de São Paulo, chegou a ser socorrido com vida para um hospital da cidade ainda na noite de sábado (15), mas morreu neste domingo (16).

Um tio da vítima relatou no boletim de ocorrência, que o sobrinho brincava online com outros três colegas quando aconteceu o enforcamento. A cena teria sido acompanhada em tempo real pelos outros participantes do jogo, já que todos usavam a internet com uma webcam conectada para se comunicar durante as partidas.

De acordo com as conversas obtidas pelo parente em aplicativos de mensagem e no próprio computador usado por Gustavo, essa não seria a primeira vez que o estudante teria participado de um suposto desafio.

Os colegas perceberam pela webcan que a vítima parecia estar “desfalecida” e pediram para que uma prima que estava no quarto ao lado de Gustavo fosse verificar. Assustada, a garota chamou os tios, que conseguiram reanimar Gustavo. Em seguida, por volta das 22h40, os familiares chamaram o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para levá-lo até o Hospital Municipal de São Vicente.

Na manhã de domingo, Gustavo foi transferido por volta das 5h30 para o Hospital Ana Costa, em Santos. A morte foi confirmada poucas horas depois. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o tio de Gustavo, acredita na hipótese de que os demais jogadores tenham induzido o sobrinho ao fato e alerta para o perigo dos jogos online.

O caso foi registrado no 7º DP de Santos, mas será investigado pela Delegacia Sede de São Vicente.

‘Jogo do desmaio’

O desafio que pode ter levado Gustavo à morte é conhecido como Choking Game, ou “jogo do desmaio”. Há alguns anos, as escolas começaram a alertar os pais para a prática perigosa que os adolescentes estavam fazendo até mesmo dentro das salas de aula. Vários vídeos de jovens se espalharam pela internet exibindo uma “brincadeira” que pode levar à morte, pois tem como objetivo diminuir a quantidade de sangue no cérebro até a pessoa desmaiar.

Se existir alguma pré-disposição, o adolescente pode sofrer uma parada cardíaca e a falta de oxigênio no cérebro pode deixar sequelas graves, para o resto da vida. Com a queda, também há o risco de lesões pelo corpo e até traumatismo craniano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio atinge banheiros químicos na Esplanada dos Ministérios

Indígena encontrado morto em terreno baldio de Dourados teve o rosto desfigurado

Ônibus em Campo Grande acumulam irregularidades

Relatório da CPI vai pedir indiciamento de diretoria do Consórcio Guaicurus

Israel diz que ataque contra Hamas no Catar foi ‘totalmente independente’ de outros países

Notícias mais lidas agora

Empreiteira alvo de operação foi contratada para asfaltar bairro onde mora prefeito de Terenos

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

sucuris

Pegando carona? Sucuris são flagradas enroladas em flutuante no Pantanal de Coxim

Últimas Notícias

Sem Categoria

Jéssica Ellen revela motivo de não mostrar o rosto do filho: ‘Vai entender’

No Encontro com Patrícia Poeta, Jéssica Ellen contou o que a levou a tomar a decisão de manter a privacidade do pequeno Máli Dayó

Polícia

Com mais de 10 denúncias, ginecologista é absolvido em um caso de assédio sexual

Ginecologista deve ser julgado pelo conselho de ética

MidiaMAIS

VÍDEO: Tucano vai beber água no rio e morre abraçado por sucuri em Mato Grosso do Sul

Implacável, sucuri atacou tucano no momento em que ele se hidratava nas águas do Rio Formoso

Transparência

Justiça determina indenização de R$ 30 mil para guardas metropolitanos por base insalubre em Campo Grande

Para magistrados, instalações precárias violaram normas trabalhistas