Gustavo Riveiros Detter teria se enforcado depois de ser desafiado

O médico que atendeu Gustavo Riveiros Detter, de 13 anos, após ele ter se enforcado em São Vicente, em São Paulo, afirma que o adolescente sofreu uma lesão neurológica. Segundo a família, Gustavo estava jogando online com amigos e foi desafiado por eles após ter pedido uma partida de League Of Legends.

O jovem foi inicialmente encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente e, em seguida, levado para o Hospital Ana Costa em Santos, onde morreu no domingo (16) .

“O Gustavo já chegou com um comprometimento neurológico bem importante até pela própria avaliação clínica. No momento, a gente conseguiu definir que ele já tinha uma grave lesão neurólógica”, afirma o médico Luiz Henrique Tozzi Guerra, que foi o responsável por dar o atendimento.

Profissionais do hospital afirmam que assim que ficou sabendo de como Gustavo havia se enforcado, o médico começou a fazer rápidas pesquisas sobre o ‘jogo do desmaio', ou Choking , como é conhecido na América do Norte a prática para auxiliar no tratamento da vítima.

“Todo essa evolução do caso se deu principalmente por ele ter ficado muito tempo em parada cardíaca. Então essa parada prolongada levou a uma falta de oxigênio cerebral que levou ele a ter essa lesão neurológica muito grave, infelizmente”, afirma.

 

O caso

Após ser encontrado enforcado com uma corda que sustentava um saco de boxe no teto, o estudante residente em São Vicente, no litoral de São Paulo, chegou a ser socorrido com vida para um hospital da cidade ainda na noite de sábado (15), mas morreu neste domingo (16).

Um tio da vítima relatou no boletim de ocorrência, que o sobrinho brincava online com outros três colegas quando aconteceu o enforcamento. A cena teria sido acompanhada em tempo real pelos outros participantes do jogo, já que todos usavam a internet com uma webcam conectada para se comunicar durante as partidas.

De acordo com as conversas obtidas pelo parente em aplicativos de mensagem e no próprio computador usado por Gustavo, essa não seria a primeira vez que o estudante teria participado de um suposto desafio.

Os colegas perceberam pela webcan que a vítima parecia estar “desfalecida” e pediram para que uma prima que estava no quarto ao lado de Gustavo fosse verificar. Assustada, a garota chamou os tios, que conseguiram reanimar Gustavo. Em seguida, por volta das 22h40, os familiares chamaram o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para levá-lo até o Hospital Municipal de São Vicente.

Na manhã de domingo, Gustavo foi transferido por volta das 5h30 para o Hospital Ana Costa, em Santos. A morte foi confirmada poucas horas depois. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o tio de Gustavo, acredita na hipótese de que os demais jogadores tenham induzido o sobrinho ao fato e alerta para o perigo dos jogos online.

O caso foi registrado no 7º DP de Santos, mas será investigado pela Delegacia Sede de São Vicente.

‘Jogo do desmaio'

O desafio que pode ter levado Gustavo à morte é conhecido como Choking Game, ou “jogo do desmaio”. Há alguns anos, as escolas começaram a alertar os pais para a prática perigosa que os adolescentes estavam fazendo até mesmo dentro das salas de aula. Vários vídeos de jovens se espalharam pela internet exibindo uma “brincadeira” que pode levar à morte, pois tem como objetivo diminuir a quantidade de sangue no cérebro até a pessoa desmaiar.

Se existir alguma pré-disposição, o adolescente pode sofrer uma parada cardíaca e a falta de oxigênio no cérebro pode deixar sequelas graves, para o resto da vida. Com a queda, também há o risco de lesões pelo corpo e até traumatismo craniano.