Jogos bateram recorde de inscritos este ano

Alunos e professores de escolas públicas e particulares que participaram da entrega dos prêmios do 1º Jogos Escolares Campo-grandenses foram unânimes sobre o que aprenderam nas duas semanas de competições: construir amizades e a ganhar e a perder. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (3), durante a entrega dos troféus, que ocorreu não Teatro de Arena do Horto.

Para o professor de educação física da Escola Funlec, Gladson Cruz Ortiz, de 41 anos, é em momentos como nos jogos que o educador percebe a dificuldade do dia a dia, não só a do esporte, e acolhe o aluno. “É a hora em que o aluno aprende a compartilhar, a errar, a acertar. Mais importante que o esporte são os valores morais que ele passa. Além disso, é um ambiente saudável, de busca de melhora, onde acredita-se que tudo pode dar certo”, reflete.

O estudante da Escola Estadual Maestro Heitor Villas Lobos, Igor Gonçalo Baez, de 15 anos, concorda e diz que além da aprendizagem, o momento é de diversão. Ele conta que todos gostaram muito de confraternizar com estudantes de outras escolas. “A gente conhece um monte de gente e se diverte muito. Além disso, foi a primeira vez que ganhei uma medalha”, diz orgulhoso.

Quem também gostou de participar foi o estudante da mesma escola, Wesley Kelvin. O jovem, que é um dos escolhidos para carregar a tocha olímpica em , diz que este momento é um preparo para a emoção que está por vir. “Estou muito contente de estar aqui e ansioso para carregar a tocha. Os jogos nos dão a dimensão um pouco do que é o esporte, assim como nas Olimpíadas”, descreve.

O prefeito Alcides Bernal destaca a importância da prática do esporte na formação dos jovens cidadãos. “A nossa administração municipal sempre apoiará a prática do esporte como sendo uma ferramenta de transformação para a garantia de dignidade e a formação de futuros atletas. Todos os participantes estão de parabéns e tenho certeza que teremos muitos campeões dentro de cada modalidade representando a nossa Campo Grande pelo Brasil e até pelo mundo”, pontua o prefeito.

Recordes

A competição ocorreu entre os dias 13 e 25 de maio deste ano e reuniu mais de 1900 atletas em 15 modalidades. Cerca de 200 escolas particulares e públicas participaram dos jogos. Cinquenta delas receberam troféus com suas equipe, foram premiados ainda os três melhores colocados em cada modalidade e categoria. 

Coordenador da (Fundação Municipal de Esporte), Mario Ortega, revela que este ano os jogos, que voltaram a acontecer depois de um ano parado, bateu recordes. Ele diz que nunca houve tantos inscritos e escolas que haviam deixado de participar dos jogos escolares voltaram com tudo este ano, inclusive levando premiações.

Para ele, o recorde alcançado de público se deve a intensa divulgação, que em 2016, começou já em janeiro, bem antes do inicio das aulas, para que professores e alunos pudessem saber com antecedência e se prepararem para as competições.