Na sede da entidade 

Antes do sorteio que define os grupos e os confrontos das fases prévias da Copa Libertadores, a Conmebol prestou homenagem à Chapecoense durante a cerimônia desta quarta-feira realizada na sede da entidade sul-americana, no Paraguai. 

A abertura do evento foi com o presidente da Confederação, Alejandro Domínguez, que trazia na lapela de seu terno uma fita verde em alusão ao time catarinense. Seu discurso foi iniciado justamente lamentando a tragédia em Medellín. 

Em seguida, após vídeo de homenagem ao clube, foi entregue a taça da Copa Sul-Americana para a Chapecoense. No palco esteve presente seu presidente, Plínio David de Nês, que em seu emocionante discurso relatou seus sentimentos naquele momento. 

– Um misto de tristeza e de alegria invade nossos corações na noite de hoje. É muito difícil controlar as emoções. 

Plínio ainda fez questão de chamar ao palco um representante do Atlético Nacional, da Colômbia, para que juntos pudessem levantar a taça oferecida pela entidade. 

– Gostaria de dividir o troféu com aquele que nos deu esse gesto de humanidade, de amor ao ser humano, aqueles que receberam os nossos heróis em sua última caminhada – disse emocionado. 

O clube colombiano também recebeu sua homenagem pelo gesto de ter cedido o título da competição à Chape, além de todo a hospitalidade e o auxílio às vítimas na Colômbia. Por isso, a Conmebol entregou o prêmio Fair Play para o Atlético Nacional.