Torcedores ofenderam colombiano com insultos homofóbicos

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pode ser multada pela (Federação Internacional de Futebol) por atitudes homofóbicas de torcedores. O processo contra o órgão máximo do futebol brasileiro diz respeito ao jogo entre Brasil e Colômbia no dia 6 de setembro, pelas eliminatórias da Copa de 2018, quando pessoas que viam a partida na Arena da Amazônia gritaram “bicha” várias vezes para o goleiro colombiano David Ospina.

A assessoria da Fifa declarou ao jornal Folha de S. Paulo que deve abrir um processo disciplinar para avaliar a atitude dos torcedores. A avaliação será feita por um Comitê Disciplinar, que decidirá pela punição ou não da entidade.

O grupo deve se reunir nas próximas duas semanas. Ainda não foi decidido se o processo contra a CBF será pautado já no primeiro encontro.

Caso seja condenado, o órgão brasileiro deverá pagar uma multa com quantia a ser definida. É a primeira vez que a CBF pode ser multada pela Fifa.

“Podemos confirmar que um processo disciplinar foi aberto contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelos incidentes durante a partida do dia 6 de setembro entre Brasil e Colômbia pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa. No momento, não é possível especular sobre qualquer decisão a ser tomada pelo Comitê Disciplinar da Fifa, que irá julgar todos os casos com base nas especificidades de cada um e após uma análise profunda de todas as informações e provas disponíveis. A decisão será publicada após a próxima reunião do Comitê Disciplinar da Fifa e depois de as partes envolvidas terem sido notificadas”, disse a Fifa.