Pular para o conteúdo
Esportes

Tiago Camilo supera cubano e é tri no judô nos Jogos Pan-Americanos

A cena se repete há oito anos
Arquivo -

A cena se repete há oito anos

A cena se repete há oito anos. E aconteceu mais uma vez na noite desta segunda-feira, no complexo esportivo de Mississauga, no Canadá. Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do e Guadalajara, Tiago Camilo brilhou em Toronto e voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Na final, o experiente judoca superou o cubano Asley Gonzalez e salvou a honra brasileira no terceiro dia de competições da modalidade, que havia conseguido apenas três medalhas de bronze.

“Tem luta que dá para ganhar de ippon e tem outras que não dão. O importante é que veio a vitória. Foi uma luta bem acirrada e disputada na pegada, ele acabou recebendo punições por falta de ação e achei que não precisava me arriscar. Usei um pouco da minha experiência e da minha estratégia e venci”, comemorou após receber a medalha.

Tiago começou o combate mais agressivo e logo forçou um shido ao adversário. Pendurado, o cubano teve que atacar, mas acabou esbarrando na habilidade técnica do brasileiro, que soube defender bem todas as iniciativas do rival. Mesmo com a vantagem no placar, o judoca do País não quis saber de “administrar” a luta e seguiu em cima, incomodando Asley e forçando outra punição por falta de ação. Depois de cinco longos minutos, o resultado não podia ser diferente: mais um ouro ao, agora, tricampeão pan-americano.

“Fazia tempo que eu não ganhava né? Subir no lugar mais alto do pódio é muito especial, ainda mais nos Jogos Pan-Americanos, um tricampeonato… Tudo foi especial. Só pensava em lutar, me preparei psicologicamente para enfrentá-lo na final e só quando acabou mesmo eu percebi que tinha realizado isso”, completou.

Tiago Camilo percorreu um duro caminho até a final. Na estreia, contra o chileno Rafael Romo, o experiente brasileiro chegou a receber um shido (punição por falta ação) no combate, mas viu seu oponente ser punido duas vezes pela arbitragem e finalizou a luta com um belo ippon – golpe máximo do .

Na semifinal, protagonizou um clássico sul-americano contra o argentino Cristian Schmidt. Embalados pelos gritos da torcida, que até lembraram de músicas criadas na Copa do Mundo para provocar o rival, Camilo não teve problemas. Apesar de ter anotado um waza-ari logo no começo, ele avançou à decisão após o adversário receber quatro shidos, o que lhe garantiu na final da categoria dos médios (até 90 kg).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação