A Globo tem sofrido críticas de palmeirenses e santistas

A TV Globo anunciou na noite da última sexta-feira que sua programação de domingo não terá a tradicional transmissão de futebol ao vivo. Assim, o duelo Santos x XV de Piracicaba, válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista , tem exibição prevista apenas pelo sistema pay per view, o que irritou diversos santistas no Twitter.

Com a possibilidade por contrato de transmitir apenas um jogo da rodada ao vivo, a Globo optou pelo duelo Corinthians x Ponte Preta , marcado para as 16h20 (de Brasília) deste sábado, na Arena em Itaquera. Em teoria o jogo corintiano seria realizado no domingo à tarde, mas a Federação Paulista de Futebol (FPF) não marcou partidas em horários conflitantes com a manifestação prevista na cidade para o mesmo dia. Assim, no domingo, o estado de São Paulo acompanhará a partir das 16h07 o filme “O Espetacular Homem-Aranha”.

A TV Bandeirantes, que tem direito de transmissão licenciado pela Globo, também anuncia a programação sem o jogo do Santos . A emissora passará Fórmula Indy a partir das 16h30 . O canal fechado Sportv, por sua vez, coloca em sua programação Palmeiras x Botafogo-SP às 11h (de Brasília), mas não o duelo da Vila Belmiro . Assim, até o momento a transmissão de Santos x XV de Piracicaba só está confirmada em pay per view.

O site da Federação Paulista de Futebol (FPF) informava desde a última quinta-feira, quando foram definidas datas e horários das quartas de final do Campeonato Paulista , a TV Globo como uma das transmissões do jogo do Paulista. Porém, o anúncio do filme “O Espetacular Homem-Aranha” no site da emissora encerrou esta possibilidade.

Em contato com o Terra, a assessoria de imprensa da Globo confirmou a decisão de passar como jogo da rodada Corinthians x Ponte Preta no sábado, mas não se aprofundou nas explicações. Apenas disse que a “mudança foi em função das manifestações”, em uma referência à opção da federação por não marcar partidas na cidade de São Paulo na tarde de domingo, quando um protesto contra o Governo Federal está marcado. A FPF também foi questionada sobre motivo de ainda divulgar no site a partida como transmissão da Globo, mas ainda não respondeu.

A Globo tem sofrido críticas de palmeirenses e santistas pela transmissão quase nula de jogos das equipes neste Campeonato Paulista. Até o momento, os clubes só tiveram clássicos exibidos na programação ao vivo de 2015.