Crianças são de escolas da prefeitura e de ONGs

Durante a tarde desta sexta-feira (10) foi realizado o treino livre para os pilotos da e 170 crianças estiveram presente no local para assistir a classificação e também dar uma volta na pista do Autódromo de . Os caminhões em alta velocidade encantaram o público infantil.

As crianças são de escolas da prefeitura e de ONGs (Organizações Não Governamentais). Além dos pequenos, os professores que estavam no local também se divertiram durante o evento. “Nó gostamos muito de ter vindo aqui, tem criança que nunca saiu do bairro e essa é uma oportunidade única”, afirmou a professora Elem Maria Castro, de 46 anos, que estava acompanhada de 65 crianças.

Além de um dia de lazer a professora afirma que muito ensino pode ser aproveitado. “Vamos levar para a sala de aula discussão de tempo, velocidade, área, tamanho da pista, entre outros. O bom também é que eles aprendem que existe esporte com veículos de alta velocidade, mas que existe um local para isso e não pode fazer na rua”, ressaltou.

Entre as criança estava Letícia, de 5 anos, ela declarou que nunca tinha visto um caminhão desse modelo de perto e nunca tinha ido no autódromo. “Eu gostei de ficar aqui e quero dar uma volta neles”. A menina não se importou com a velocidade dos veículos. “Eles andam rápido para ganhar”.

A prima de Letícia, Pâmela, de 6 anos, também foi ao autódromo, ela tem a mesma opinião e gostou de estar no local. “Eu não tenho medo, quero andar no caminhão rosa”. A professora Jane de Lima, de 57 anos, trouxe 30 alunos e lembra que muitos ali nunca teriam a oportunidade de estar em um lugar como o autódromo e em um evento de nível nacional.

“Eu mesma nunca vim em um evento de corrida automobilística, eles nunca conseguiriam vim no autódromo se não fosse essa ação”.

A professora também afirmou que vai pedir dos alunos uma redação sobre o evento e sobre o que mais gostaram de ver. “Aqui eles estão convivendo com crianças de outras escolas, estão brincando. Espero que tenha outra oportunidade”.

Os adolescentes Rafael e Luiz Henrique, de 11 e 12 anos, respectivamente, gostaram dos caminhões e afirmaram que se tivessem oportunidade dariam uma volta em um deles. “Tirando o barulho e a fumaça, eu gostei de tudo. Queria entrar em um deles e dar uma volta, dirigir. Eu não tenho medo de velocidade”, completou Rafael.

Organização

A organizadora da Fórmula Truck Kids, Patricia Meleiro, disse que é uma satisfação fazer o evento para as crianças e que em todas as dez etapas da prova vão realizar a ação. “É maravilhoso fazer essa ação, eu conto com ajuda de voluntários e tudo corre bem”.

Ainda de acordo com Patrícia, durante a tarde as crianças assistiram a uma palestra com o grupo do Onçafari sobre a importância da conservação da onça pintada e também deram uma volta nos mini-caminhões  da Truck Kids. “Eles se divertiram, foi ótimo”, concluiu.

Treino

Os três primeiros colocados do treino livre desta sexta-feira foram: Leandro Totti, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Neste sábado (11), a partir das 9h, será realizado o último treino livre e, logo em seguida, começa o classificatório, que define o grid de largada da segunda etapa da temporada.

O treinamento será dividido em três partes. A primeira terá os grupos A e B de onde saem os cinco primeiros de cada e que passam para o Top Qualifying. Os dez terão dez minutos na pista para ver quem será o mais rápido e além de largar na pole levar o primeiro ponto de bonificação da etapa.