Pular para o conteúdo
Esportes

Com apoio de clubes, MP do Futebol tem dia-chave na Câmara

A tarde desta terça-feira é decisiva para a aprovação da MP do Futebol 
Arquivo -

A tarde desta terça-feira é decisiva para a aprovação da MP do  

A tarde desta terça-feira (7) é decisiva para a aprovação da MP do Futebol , que busca refinanciar as dívidas fiscais dos clubes brasileiros. O relatório da medida provisória, que tem prazo de validade até 17 de julho,  tem votação marcada na Câmara.

Se antes era difícil ver clubes apoiarem publicamente a MP, que exige contrapartidas de gestão dos clubes e federações brasileiras, o cenário hoje já é diferente. As contas variam, mas cerca de 10 clubes tradicionais do País apoiam o texto atual da medida, de acordo com pessoas próximas das negociações do texto.

O Bahia divulgou publicamente o seu apoio na última semana, enquanto Flamengo e Atlético-PR , através de seus presidentes, participaram na última segunda ao lado do Bom Senso FC, de um evento em pedindo para que a MP seja colocada em votação na Câmara nesta terça . O Coritiba também foi um clube que participou ativamente das negociações nos últimos meses.

O Corinthians deveria participar do evento com o presidente Roberto de Andrade, mas ele acabou não comparecendo.  Não foram divulgados os motivos para a ausência, mas os presentes garantiram que o Corinthians participa ativamente das discussões através do superintendente de futebol e deputado Andrés Sanchez.

Além do Bom Senso, o Flamengo deve ter um representante em para pressionar que a votação seja feita. Peter Siemsem, do Fluminense, deve ao menos mandar um representante. Do Nordeste, Bahia, Vitória e Sport devem marcar presença.

Quem apoia a aprovação da MP no modelo atual acredita que se ela for para votação deve ser aprovada, até mesmo pela proximidade com o aniversário de um ano da derrota do Brasil por 7 a 1 contra a Alemanha na Copa, na próxima quarta-feira, que cria um clima favorável a mudanças.

A questão é a dificuldade para colocar ela em votação. Na semana passada, membros da chamada da Bancada da Bola exigiram quatro mudanças no texto: o fim da exigência da Certidões Negativas de Débitos para participar de campeonatos, a obrigação de auditorias externas nos clubes de três em três meses, o fim da exigência de votos qualitativos nas eleições de federações e obrigação de déficit zero nos clubes até 2020. Na visão de quem é a favor da MP, todos esses pontos já foram negociados e discutidos, e não há motivo para mais mudanças.

O problema é o risco de a medida perder o prazo. É necessário que ela seja aprovada na Câmara e no Senado até o dia 17 de julho, senão perderá validade. Além disso, ela ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Há a dúvida sobre se isto será feito caso a MP seja profundamente alterada durante as negociações.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de jovem é encontrado em córrego no Guanandi em Campo Grande

Voltada à prevenção de câncer, Campo Grande recebe carreta da Saúde da Mulher nesta sexta-feira

Ainda em busca de patrocínios, Pantanal Vôlei confirma participação na Superliga B

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Notícias mais lidas agora

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Perícia analisa digitais deixadas por ‘barbudo’ em explosivo no Terminal Morenão: o que se sabe

radares

Notou a falta de radares? Campo Grande inicia substituição de aparelhos em 30 dias

Drogas que seriam enviadas pelos Correios são apreendidas pela polícia em Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Limite de padrinhos e músicas proibidas? Saiba se mudanças no casamento católico são reais ou não

Publicações de cerimonialistas sobre regras atualizadas em casamentos circularam nas redes sociais

Polícia

Com longa ficha corrida, homem é preso por roubos de veículos em série em Campo Grande

Preso de 28 anos é reincidente e possui cerca de 70 registros criminais, principalmente por roubos e furtos de veículos.

Mundo

Putin reconhece culpa da Rússia em queda de avião da Embraer

Explosão com aeronave resultou na morte de 38 pessoas

Política

Nelsinho diz que acordo da União Europeia com Mercosul é ‘fundamental para alavancar economia’

O presidente do Senado da Itália compareceu ao Senado brasileiro