Pular para o conteúdo
Esportes

Firjan: decisão sobre royalties inviabiliza compromissos internacionais com a realização da Copa e Olimpíadas

Na avaliação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a decisão tomada ontem (6) pela Câmara dos Deputados a respeito da distribuição dos royalties do petróleo fere a Constituição e o princípio federativo e inviabiliza o cumprimento de acordos internacionais firmado pelo governo do Rio de Janeiro para a realização, no estado, de […]
Arquivo -

Na avaliação da Federação das Indústrias do (Firjan), a decisão tomada ontem (6) pela Câmara dos Deputados a respeito da distribuição dos royalties do petróleo fere a Constituição e o princípio federativo e inviabiliza o cumprimento de acordos internacionais firmado pelo governo do Rio de Janeiro para a realização, no estado, de partidas da Copa do Mundo de 2014 e dos de 2016.

Em entrevista à Agência Brasil, o vice-presidente da entidade, Carlos Fernando Gross, foi enfático ao dizer que caberá à presidenta vetar a lei aprovada na Câmara e, caso isto não ocorra, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pronunciar-se sobre a inconstitucionalidade da decisão.

“A decisão da Câmara é inconstitucional. Ela fere diretamente a Constituição e a presidenta Dilma Rousseff deverá vetar a lei. Caso isto não ocorra, o Supremo Tribunal Federal (STF) terá que se pronunciar a respeito. Mas nós esperamos que a presidenta faça cumprir a Constituição vetando a lei”, disse.

O vice-presidente da Firjan disse, ainda, que o Artigo 20, Parágrafo 1º, da Constituição é bastante claro quando diz que está assegurado, nos termos da lei, a participação de estados e municípios nos resultados da exploração de petróleo em sua área.

“A decisão fere cabalmente o preceito constitucional. Se a presidenta não vetar, o STF vai ter que se manifestar a respeito. A preocupação não é somente pela inconstitucionalidade da decisão, mas também pelo fato de que ela [a lei] fere o pacto federativo costurado em anos e anos de política nacional”, disse.

Gross alertou, para o fato de que a decisão da Câmara também inviabilizará que o estado do Rio de Janeiro honre compromissos assumidos com a União de amortizar a dívida estadual com parte dos recursos provenientes dos royalties do petróleo.

“A amortização da dívida do estado para com a União está atrelada aos royalties do petróleo. Nós não poderemos honrar com o pagamento da dívida, na medida em que os royalties serão reduzidos drasticamente. O pagamento da amortização da dívida foi pactuado há dez anos. Se não têm royalties, não tem como honrar o compromisso e, portanto, não tem pagamento da dívida”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viu a Jade? Pitbull desapareceu na região do Universitário na última terça-feira

Trump afirma estar trabalhando em ‘muitos acordos comerciais e militares’ com a Turquia

Brett James, compositor vencedor do Grammy, morre em acidente de avião com namorada e enteada

Ônibus do Consórcio fica mais de uma hora parado na Afonso Pena após acidente com carro

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Família de menina queimada com chapa de bife ainda tenta entender como o acidente ocorreu em Coxim

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Intervenção pode ‘suspender’ atuação do Consórcio Guaicurus por até 210 dias, se aprovada

VÍDEO: Motociclista é socorrido em estado grave com fraturas após bater em caminhão no Tiradentes

Últimas Notícias

Política

TCE-MS mantém ex-prefeito de Anastácio na lista de ‘contas sujas’

Douglas Melo Figueiredo tentou argumentar 'inimizade' com o relator, Jerson Domingos

Política

Corregedoria pede suspensão de deputado de MS e outros dois por motim na Câmara

Corregedor sugeriu maior pena para Marcos Pollon (PL-MS) por sentar na cadeira da presidência e xingar Hugo Motta (Republicanos-PB)

Polícia

Família de menina queimada com chapa de bife ainda tenta entender como o acidente ocorreu em Coxim

Apesar de seguir intubada na Santa Casa de Campo Grande, ela já apresentou melhoras em seu quadro clínico

Famosos

‘The Life of a Showgirl’: Taylor Swift anuncia filme sobre novo álbum

Não foi divulgado quando especial será exibido nos cinemas do Brasil