Pular para o conteúdo
Especial

MS 40 Anos: O que começou com fazendas, hoje é a Três Lagoas das inúmeras indústrias

Localizada em uma porção privilegiada das terras sul-mato-grossenses
Arquivo -

Localizada em uma porção privilegiada das terras sul-mato-grossenses

Das fazendas formadas junto a águas abundantes no final do século 19, Três Lagoas é hoje um dos mais importantes polos industriais do Brasil, com potencial de expansão. É uma cidade sul-mato-grossense com ares paulistas. Conta 117.477 habitantes, conforme a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2017, mas, este número não reflete necessariamente a quantidade de pessoas vivendo na cidade: a construção e montagem de indústrias pode aumentar a população em até 15 mil.

No extremo leste do Estado, na divisa com , Três Lagoas, que fica a 338 quilômetros da Capital, mas é para o interior de São Paulo que a maioria se dirige para compras e diversão. MS 40 Anos: O que começou com fazendas, hoje é a Três Lagoas das inúmeras indústrias

E localizada em uma porção privilegiada das terras sul-mato-grossenses. A presença dos rios Paraná, Verde e Sucuriú, que favoreceu o estabelecimento povoado que se tornaria município em 1915, compõem a logística oferecida pela região, que é uma das características que atraem as indústrias.

MS 40 Anos: O que começou com fazendas, hoje é a Três Lagoas das inúmeras indústrias

“Na logística temos rodovia, ferrovia, hidrovia e aeroporto. Temos um potencial energético privilegiado, que poucas cidades tem. Temos usina hidrelétrica, termelétrica, gasoduto, usina de biomassa, e está sendo estudada a construção de usina fotovoltaica. Nosso complexo de energia e logística é um complexo que raríssimas cidades do Brasil tem
e estamos a 660 km do maior centro consumidor que o país tem”.

Estes foram os atrativos elencados por Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico do município, quando a reportagem do Midiamax esteve em Três Lagoas, há poucas semanas. 

Carro chefe de Três Lagoas

Como esperado, é das indústrias que vem a maior arrecadação da cidade. Dados compilados pela atual Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) dão conta de que a cidade possuía 500 indústrias em 2015. 
MS 40 Anos: O que começou com fazendas, hoje é a Três Lagoas das inúmeras indústrias
Destas, 94 são relacionadas a construção, demonstrando que tudo gira em torno do estabelecimento de indústrias na cidade. Sejam as gigantes da celulose , Fibria e International Paper, ou as não menores, Cargill (produtora de biodisel), Sitrel Votorantim (siderúrgica), Metalfrio (fabricante de freezers comerciais), Bemis (fabricante de embalagens plásticas), Klin e Kid (fabricantes de calçados), além das diversas outras que envolvem metalurgia, vestuário e calçados, produtos alimentícios e minerais.

“As indústrias impactam de forma aguda no crescimento de Três Lagoas. Durante a construção da segunda linha de produção da Fibria, tinha mais de 15 mil trabalhadores envolvidos”, declara Antônio Luiz, sendo que, segundo ele, quase 50% vem de outros estados, principalmente da região nordeste, que vivem em grandes alojamentos espalhados pela cidade. 

Antônio Luiz ainda cita números que mostram o crescimento da cidade. “Três Lagoas teve crescimentos agudos que poucas cidades do Brasil tiveram. Saltamos de 87 mil habitantes em 2009 pra 117 mil em 2017, e mais 15 mil flutuantes, conforme SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e SUS (Sistema Único de Saúde). Tínhamos frota de 27 mil veículos há 12 anos, hoje ultrapassa os 81 mil. O orçamento saltou de R$ 65 milhões de reais em 2005 para R$ 495 milhões em 2016”.

Turismo incipiente

MS 40 Anos: O que começou com fazendas, hoje é a Três Lagoas das inúmeras indústrias

Tentando diversificar a economia, o município aposta também, mesmo que timidamente, no turismo. “Somos considerados a ‘cidade das águas’. Temos água em abundância. Estamos sobre o aquífero, Temos o rio Verde, o Paraná e o Sucuriú, onde há um balneário público. Estamos fazendo um levantamento para saber como fomentar o turismo, não só o ecológico, mas também o de negócio, saúde e educacional”, diz Antônio Luiz. 

 

Cartão postal
MS 40 Anos: O que começou com fazendas, hoje é a Três Lagoas das inúmeras indústrias
Para finalizar, não há como esquecer as três lagoas, que deram o nome à cidade. A Lagoa Maior, que fica na região central e é o cartão postal do município, está completamente urbanizada, com iluminação e pista de caminhada. Mesmo assim, é habitada por capivaras, diversas espécies de aves e até jacarés. As outras duas lagoas são de difícil acesso. 

“A intenção é fazer intervenção mínima nas outras duas lagoas e não ficará nos moldes da Lagoa Maior. Existem alguns projetos de ações nas lagoas na questão de preservação e recomposição de árvores nativas”, diz Celso Yamaguti, secretário de Meio Ambiente do município.

MS 40 Anos: O que começou com fazendas, hoje é a Três Lagoas das inúmeras indústrias

Especial

Durante esta semana em que é comemorado o aniversário de 40 anos de Mato Grosso do Sul, abordaremos estes e outros assuntos mais detalhadamente. Além da região leste, equipes estiveram no oeste, norte e sul do Estado para a produção de um material especial para esta data.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caviar no cachorro-quente: mais barato, ingrediente chega a pratos em restaurantes nos EUA

senado cpi das bets

Soraya diz que relatório da CPI das Bets vai propor combate ao vício em aposta

Evento capacita 50 pessoas sobre uso do fogo como aliado na preservação do Pantanal

onça fica pendurada e cai

VÍDEO: Remake pantaneiro de O Rei Leão? Onça fica pendurada e cai de árvore após se atrapalhar em galho

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

Em ‘surto’, jovem invade casas e assusta moradores da Vila Margarida

Últimas Notícias

Transparência

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Segundo a denúncia a queima foi feita de maneira ilegal, sem autorização

Polícia

Homem é encontrado morto por tiros na cabeça em zona rural de Rio Brilhante

Vítima sofreu, pelo menos, três disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (18)

Polícia

Funcionária tem moto furtada na frente de academia em Campo Grande

Veículo é financiado e não tinha seguro

MidiaMAIS

Chat GPT não reconhece Mato Grosso do Sul como estado do Brasil

Nomear Mato Grosso do Sul como "Só Paulo" está entre os incontáveis deslizes cometidos pela ferramenta; confira outros