Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Após reclamações, Polícia Civil muda prova prática de concurso para ‘super digitadores’

Após ter causado revolta entre os candidatos, os critérios para a prova prática do concurso de escrivão da Polícia Civil de MS foram alterados. A exigência da digitação de 2.000 caracteres em cinco minutos era considerada desumana pelos candidatos e foi reduzida pela metade: 1.000 caracteres.
Arquivo -

Após ter causado revolta entre os candidatos, que até planejavam uma denúncia no Ministério Público, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul mudou os critérios para a prova prática do concurso de escrivão. A exigência da digitação de 2.000 caracteres em cinco minutos era considerada desumana pelos candidatos e, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira, foi reduzida pela metade: 1.000 caracteres.

A exigência, conforme mostrou reportagem do Jornal Midiamax, ficava acima de outros concursos para escrivão de polícia, que pediam a mesma quantidade de toques para o dobro do tempo. Na terça-feira (15), a equipe de reportagem tentou ouvir a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), mas o órgão não se manifestou.

A prova acontece no próximo domingo (20) e será uma das últimas etapas para a seleção do cargo de escrivão, que oferece remuneração inicial de R$ 3.888,26.

A advogada Giselly de Carvalho Melo, de 44 anos, virá de para a Capital fazer a prova. Ela conta que as exigências ainda são difíceis, mas com a modificação do edital do concurso, tem mais esperança. “De impossível, agora passou para difícil. Ainda está além das exigências de outros estados, mas acredito sim que vai dar certo”, afirma.

Uma outra candidata, que não quis se identificar, afirma que mesmo com a alteração, o número de erros permitidos dificulta a aprovação. “Ainda não estou confiante porque ainda são exigências muito rigorosas, só pode errar 20 toques. O teclado é diferente, provavelmente ruim”, reclama.

A prova prática de digitação do concurso da Polícia Civil de MS acontece no domingo (20), na Unigran. O prédio fica localizado na rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro. Para mais informações, confira o Diário Oficial do Estado, na página 8.

Entenda o caso

A exigência de 2 mil caracteres em cinco minutos era considerada absurda entre os candidatos. Uma das candidatas a escrivã citou outros concursos públicos a modo de comparação.

O concurso para escrivão do Governo do Estado de Goiás, em 2017, exigia a digitação de um texto de 2 mil caracteres em 10 minutos, o dobro do tempo. Outro concurso citado foi o da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em 2008, na qual a prova prática exigia a digitação de 2 mil caracteres em 15 minutos – o triplo do tempo. Em prova realizada neste ano, o TJ/SP (Tribunal de Justiça de ) exigia dos candidatos a digitação de um texto de 1.800 caracteres em até 11 minutos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
psicologas no parque das nações

Psicólogas vão ao Parque das Nações debater a vontade de comer: ‘fome de quê?’

Escola em Sidrolândia

Secretaria de educação convoca aprovados em seleção de professores; confira a lista

Prefeitura divulga licitação para construir USF no Lar do Trabalhador, em Campo Grande

Acusado de matar Mariana com 58 facadas vai a júri popular em Ivinhema nesta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

Após 77 dias internada, Dayane morre na Santa Casa vítima de tiros do ex-marido

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

VÍDEO: Só uma olhadinha? Cavalo invade loja e passeia por prateleiras em SP

Últimas Notícias

Política

Prefeitura publica abertura de licitação de R$ 1 milhão para compra de equipamentos eletrônicos

A informação consta no Diogrande desta quinta-feira

Brasil

STF mantem prisão na Espanha do candidato mais rico do Brasil nas eleições de 2024

Ele é acusado na Bolívia pelo crime de estelionato e aguarda processo de extradição para deixar a Espanha

Trânsito

VÍDEO: Câmeras flagram colisão que matou mulher presidente de escolinha de futebol em MS

Vítima chegou a ser socorrida até o Hospital da Vida, mas não resistiu aos ferimentos

Polícia

Defesa vai pedir absolvição e alegar forte emoção em julgamento de ‘Opalão do PCC’ em Campo Grande 

Crime ocorreu em março de 2024