Em edital publicado nesta quinta-feira (2), a Semed (Secretaria Municipal de Educação) divulgou a republicação do processo seletivo para professores temporários da Reme (Rede Municipal de Ensino). O novo edital, publicado após protestos da categoria, inclui a previsão de remuneração adicional para candidatos com titulação de mestrado, doutorado e pós-graduação. As inscrições seguem abertas até sexta-feira (3).
O processo seletivo visa formar um banco de cadastro de professores temporários para atender demandas emergenciais da rede municipal. Os contratos irão cumprir uma carga horária de até 20 horas semanais por período superior a 15 dias consecutivos.
Mudança ocorreu após protestos dos professores

No último sábado (27), professores temporários se reuniram na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), para manifestar contra a seleção de temporários. Isso porque, o edital publicado em 25 de setembro não considerava a formação acadêmica. A remuneração previa somente o correspondente ao nível e à classe PH2/A, proporcional às horas trabalhadas.
Ao Midiamax, os participantes explicaram que o edital “veio com alguns benefícios a menos do que o edital anterior”. Então, apontaram que professores com pós-graduação, mestrado e doutorado poderiam receber até 30% a mais em outras seleções. Eram 10% a mais no salário para cada título do profissional.
Em nota, a prefeitura de Campo Grande esclareceu que não há diferença no salário base de professores efetivos e temporários. Nos dois casos, o piso inicial é o mesmo. Servidores concursados seguem plano de carreira, enquanto os convocados ingressam na rede para atender demandas específicas.


Etapas da seleção
O processo seletivo será conduzido pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e terá três etapas:
- Inscrição on-line, de caráter eliminatório;
- Prova escrita (objetiva), também eliminatória, com conteúdos descritos no anexo do edital;
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
- Cada candidato poderá se inscrever para apenas um componente curricular ou etapa de ensino. Além disso, alterações de inscrição só estão permitidas uma vez e dentro do prazo.
Podem participar profissionais com licenciatura plena ou curso superior compatível com o componente curricular, ou etapa de ensino pretendida. Entre os requisitos estão ter no mínimo 18 anos completos, estar em dia com obrigações eleitorais e, no caso dos homens, com o serviço militar.
Inscrições e prazos
As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet até as 23h59 de 3 de outubro de 2025, no site https://concurso.fapec.org. No portal também estarão disponíveis o edital completo, assim como os formulários para atendimento diferenciado, como prova ampliada, intérprete de Libras ou tempo adicional.
O processo seletivo terá validade de 12 meses a partir de 2 de janeiro de 2026, mas há possibilidade de prorrogação por igual período, conforme a necessidade da administração municipal. A classificação definitiva está prevista para o dia de 9 de dezembro. Mais informações entre em contato pelo e-mail concurso@fapec.org.
Confira o novo edital:
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.