A ministra Esther Dweck, do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) acaba de anunciar a segunda edição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), com uma oferta total de 3.352 vagas para diversas áreas da administração federal. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa.
Este novo CPNU traz 2.180 vagas imediatas, distribuídas entre cargos de nível superior (1.672) e nível intermediário (508). Adicionalmente, estão previstas 1.172 vagas para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados para os cargos de nível superior.
As oportunidades estão distribuídas em 35 órgãos federais e as provas serão aplicadas separadas em 9 blocos temáticos. Assim como na edição anterior, o sistema de inscrição permitirá aos candidatos concorrer a diferentes cargos dentro do mesmo bloco temático, definindo uma lista de preferência. A previsão é que as provas sejam aplicadas em 228 cidades por todo o país.
A banca organizadora do certame ainda não foi definida. Segundo a ministra, esta será a próxima etapa do planejamento do concurso nacional.
Cronograma divulgado
A previsão é que o edital e a abertura do prazo de inscrições ocorra no mês de julho. Já as provas serão realizadas em duas fases, em datas distintas.
A primeira, de prova objetiva, está prevista para a data de 5 de outubro, enquanto a prova discursiva, para os habilitados na 1ª fase, deve ocorrer em 7 de dezembro.
Já a divulgação dos resultados deve ocorrer apenas em fevereiro de 2026.
Quadro de vagas
A ministra anunciou vagas em diversos ministérios, como Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cidades, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Turismo, Integração e Desenvolvimento Regional, Fazenda e Pesca e Aquicultura.
Do mesmo modo, serão abertas vagas nas Forças Armadas — Exército Militar, Marinha e Aeronáutica. Diversos órgãos e fundações também terão vagas abertas.
Exemplos são o Fundacentro, ITI, Imprensa Nacional, ENAP, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Instituto Nacional de Cardiologia, Instituto Nacional do Câncer, Instituto Evandro Chagas, Centro Nacional de Primatas e outros.
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.