Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Ministra confirma nova edição do ‘Enem dos Concursos’ com 3.352 vagas e prova em outubro

Em entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck adiantou ainda os órgãos que terão abertura de vagas com preenchimento através do II CPNU
Osvaldo Sato -
Ministra Esther Dweck em entrevista coletiva (Foto: Reprodução)

A ministra Esther Dweck, do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) acaba de anunciar a segunda edição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), com uma oferta total de 3.352 vagas para diversas áreas da administração federal. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa.

Este novo CPNU traz 2.180 vagas imediatas, distribuídas entre cargos de nível superior (1.672) e nível intermediário (508). Adicionalmente, estão previstas 1.172 vagas para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados para os cargos de nível superior.

As oportunidades estão distribuídas em 35 órgãos federais e as provas serão aplicadas separadas em 9 blocos temáticos. Assim como na edição anterior, o sistema de inscrição permitirá aos candidatos concorrer a diferentes cargos dentro do mesmo bloco temático, definindo uma lista de preferência. A previsão é que as provas sejam aplicadas em 228 cidades por todo o país.

A banca organizadora do certame ainda não foi definida. Segundo a ministra, esta será a próxima etapa do planejamento do concurso nacional.

Cronograma divulgado

A previsão é que o edital e a abertura do prazo de inscrições ocorra no mês de julho. Já as provas serão realizadas em duas fases, em datas distintas.

A primeira, de prova objetiva, está prevista para a data de 5 de outubro, enquanto a prova discursiva, para os habilitados na 1ª fase, deve ocorrer em 7 de dezembro.

Já a divulgação dos resultados deve ocorrer apenas em fevereiro de 2026.

Quadro de vagas

A ministra anunciou vagas em diversos ministérios, como Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cidades, Desenvolvimento Agrário e Familiar, , Integração e Desenvolvimento Regional, Fazenda e Pesca e Aquicultura.

Do mesmo modo, serão abertas vagas nas — Exército Militar, Marinha e Aeronáutica. Diversos órgãos e fundações também terão vagas abertas.

Exemplos são o Fundacentro, ITI, Imprensa Nacional, ENAP, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Instituto Nacional de Cardiologia, Instituto Nacional do Câncer, Instituto Evandro Chagas, Centro Nacional de Primatas e outros.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Transferências cripto rápidas e privadas

Maioria do STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

loteria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

O preso disse ter pego o veículo com a droga em Dourados

Conteúdo de Marca

Pagamentos digitais no Brasil 2025

O ecossistema de pagamentos do Brasil entrou em uma nova fase.

Brasil

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte

Polícia

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

O caso foi registrado durante a quarta-feira na Depac