Interessados no processo seletivo para ingressar em cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem até a próxima quarta-feira, 8 de outubro, para realizar a inscrição no Exame de Seleção 2026. Serão ofertadas mais de 1,8 mil vagas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O processo seletivo é destinado aos estudantes que concluíram, ou estão para concluir o 9º ano do ensino fundamental. Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde também é possível consultar o edital. Os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, até 9 de outubro.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A prova será aplicada no dia 26 de outubro, com 30 questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais. O conteúdo que deve ser estudado está disponível no anexo X do edital de abertura do processo seletivo. O resultado final está previsto para ser divulgado em 17 de dezembro, e as aulas terão início em março de 2026.
O curso técnico integrado do IFMS oferece aos alunos o ensino médio e, ao mesmo tempo, a formação em uma área técnica. As opções são: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Metade das vagas ofertadas é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. As vagas reservadas aos cotistas serão distribuídas para candidatos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e para candidatos com qualquer renda familiar. Nesses dois grupos ainda há reserva para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Gratuidade da taxa
Candidatos matriculados no 9º ano em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo, conveniadas com o poder público, e alunos que possuem CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) puderam solicitar a isenção da taxa.
O resultado preliminar foi publicado nesta terça-feira (30). Os candidatos que tiveram a solicitação indeferida devem entrar com recurso no período de 1 a 2 de outubro, na mesma página onde foi realizada a inscrição.
Já no caso dos candidatos que fizeram a inscrição, pediram isenção e não encontram seu nome na lista do resultado preliminar, devem enviar um e-mail para o endereço eletrônico processoseletivo@ifms.edu.br, informando o nome completo e CPF, e anexando o comprovante de escola pública ou CadÚnico.
O resultado final dos pedidos de isenção, após análise dos recursos, será divulgado no dia 6 de outubro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.