O CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido também como CNPU (Concurso Nacional Público Unificado) ou como “Enem dos Concursos”, é um concurso criado pelo Governo Federal para selecionar trabalhadores para diversos cargos públicos.
A edição deste ano teve suas inscrições abertas nesta quarta-feira (2) e se estendem até o próximo dia 20. Serão ofertadas 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais.
Como o CNU foi criado?
O Concurso Nacional Unificado surgiu a partir do MGI (Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos), que propôs um modelo mais simples de selecionar os servidores públicos para a Administração Pública Federal.
Isso ocorreu, pois o Poder Executivo federal identificou, em 2023, que estava com muitos cargos vagos, e os concursos autorizados para as vagas ocorriam em estágios e velocidades diferentes, dificultando a seleção.
Por isso, o CNU, mesmo com a não obrigatoriedade de ser aderido pelos órgãos públicos federais, passou a ser bem-visto pela sua praticidade e multiplicidade.
Como ele funciona?
Realizado pela primeira vez em 2024, a edição de 2025 passa a ter algumas mudanças. Neste ano, a banca organizadora da prova será a FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma das mais tradicionais em concursos públicos no Brasil.
Além disso, o CNU de 2025 terá duas etapas, sendo a primeira objetiva e a segunda discursiva.
As vagas disponibilizadas são agrupadas em 9 blocos temáticos, com conteúdos correlatos. Para cada cargo, as questões também podem ter pesos diferentes.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Quais são as vantagens do CNU?
Os principais benefícios para os candidatos que aderem ao CNU são:
- Concorrência a mais de um cargo e órgão – o CNU permite que, em um único concurso, o candidato concorra a mais de um cargo e tenha a oportunidade de ser aprovado em mais de um órgão da Administração Pública federal.
- Uma só prova e inscrição – além de evitar que dia e hora coincidam, caso candidato se inscreva em mais de um cargo em concursos, também economiza nos gastos com inscrição, deslocamento e alimentação.
- Prova distribuída em todo o país – o CNU é aplicado em 228 cidades do Brasil, facilitando o acesso dos candidatos ao concurso.
CNU 2025 em MS
Em Mato Grosso do Sul, os salários iniciais da edição de 2025 vão de R$ 4.804,89 a R$ 8.053,32. A aplicação será feita em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
Cronograma CNU 2025
- Inscrições: 2 a 20 de julho;
- Solicitação de isenção: 2 a 8 de julho;
- Fim do prazo para pagamento da inscrição: 21 de julho;
- Provas objetivas: 5 de outubro;
- Provas discursivas: 12 de dezembro;
- Envio de títulos: 13 a 19 de novembro;
- Confirmação de autodeclaração de raça, cor e deficiência: 8 a 12 de dezembro;
- Divulgação da classificação e início das convocações (previsão): 30 de janeiro de 2026.
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.
***