O CNPU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como Enem dos Concursos, divulgou a homologação das inscrições para vagas reservadas às cotas. O resultado vale para pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência.
Além disso, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), banca responsável pelo certame, também publicou o resultado definitivo dos pedidos de atendimento especial para gestantes, lactantes e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O concurso tem 35% das vagas reservadas para cotas de ações afirmativas. As inscrições nesta modalidade podem ter sido deferidas ou negadas pela banca. Dessa forma, candidatos podem consultar as listas no site da FGV (https://conhecimento.fgv.br/cpnu2) ou na página de acompanhamento, por meio do portal Gov.br.
35% de cota
Conforme a nova Lei de Cotas, regulamentada em 2025, os concursos públicos federais devem reservar 30% das vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. No entanto, o CNPU ampliou este número e destina 35% das 3.652 vagas para cotas. A reserva é feita da seguinte forma:
- 5% para PCDs
- 25% para pessoas negras
- 3% para indígenas
- 2% para quilombolas
Conforme o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), esta edição do Enem dos Concursos terá 252.596 candidatos concorrendo nas cotas voltadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência. Apenas as candidaturas de pessoas negras somam 210.882.
Concurso Público Nacional Unificado
O concurso ofertará um total de 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. Dessas, 2.480 vagas são para contratação imediata, sendo 1.972 para nível superior e 508 para nível intermediário. Além disso, 1.172 vagas serão para contratação em curto prazo, após a homologação dos resultados, todas para nível superior.
A FGV será a banca organizadora do concurso. Novidade do edital é a reformulação das provas discursivas. Para os cargos de nível superior, a prova será composta por duas questões discursivas, enquanto para nível intermediário, será aplicada uma redação discursiva-argumentativa.
Em Mato Grosso do Sul, há vagas para medicina, enfermagem e mineração, com salário inicial entre R$ 8.053,32 e R$ 4.804,89. O Estado terá aplicação das provas em quatro cidades: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
Cronograma:
- Provas objetivas: 5 de outubro;
- Provas discursivas: 12 de dezembro;
- Envio de títulos: 13 a 19 de novembro;
- Confirmação de autodeclaração de raça, cor e deficiência: 8 a 12 de dezembro;
- Divulgação da classificação e início das convocações (previsão): 30 de janeiro de 2026.
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.
(Revisão: Bianca Iglesias)