Provas do Concurso Público Nacional Unificado seguirão horário oficial de Brasília

Candidatos devem ficar atentos pois provas serão aplicadas de forma simultânea em todo o País

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Candidatos: Atenção para o fuso horário (Foto: Agência Brasil)

Os candidatos inscritos no CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) que irão fazer as provas no dia 18 de agosto devem ficar atentos aos horários de aplicação. O cronograma e os horários do certame estão disponíveis no Horário de Brasília (-3GMT). As provas, porém, estão marcadas para serem aplicadas simultaneamente em todo o País.

Isso significa que estados com outros fusos, como Mato Grosso do Sul, que utiliza o fuso horário -4GMT, terão provas aplicadas em horários que divergem dos anunciados pelo edital.

Por exemplo, no período matutino, os portões se abrem às 7h30 e fechados às 8h30, no horário de Brasília. Isso significa que em Mato Grosso do Sul, os horários de abertura e fechamento dos portões ocorre às 6h30 e 7h30, respectivamente.

No vespertino, os inscritos adentram os locais de provas a partir de 13h e os portões serão fechados às 14h, no horário de Brasília. Já para Mato Grosso do Sul, se abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas.

Outros estados que, assim como Mato Grosso do Sul, estão uma hora à menos que Brasília, são Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. Já para os candidatos que farão provas no Acre e no extremo oeste do Amazonas, que compreende o município de Tabatinga (AM) e toda a região do Alto Solimões (AM), a abertura dos portões ocorrerá às 5h30 e às 11h.

Cabe ressaltar que na página do processo seletivo está disponível os horários por região.

Em Mato Grosso do Sul, o início da aplicação das provas no turno da manhã está marcado para 8 horas, com duração de 2 horas e 30 minutos. Na parte da tarde, os candidatos começarão a fazer as provas às 13h30, e o tempo de duração é de 3 horas e 30 minutos.

Aplicação das provas

Cerca de 2,1 milhões de pessoas em 228 cidades de todas as unidades da federação participam do CPNU. São 6.642 vagas ofertadas para lotação em 21 órgãos federais.

As provas estarão divididas por blocos temáticos. Em todos os candidatos deverão responder a questões objetivas e também a uma prova discursiva.

É obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto, em via original. Ainda, será aceito documento digital oficial, porém que deverá ser aberto pelo próprio aplicativo autenticador.

Os candidatos somente podem utilizar uso de caneta preta fabricada em material transparente.

Apesar de não obrigatório, o candidato pode levar o cartão de confirmação para confirmar sua sala de aplicação.

O cartão de confirmação de inscrição do concurso nacional estará disponível online aos candidatos na próxima quarta-feira, 7 de agosto, na área do candidato, no site da banca que organiza o certame, a Fundação Cesgranrio.

Conteúdos relacionados

Assistente de educação
SAS Campo Grande