Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Proposta do Executivo pode mudar regras para ingresso na Polícia Civil de MS

Seleção terá duas etapas e candidatos que desistirem do curso ou não tomarem posse terão que ressarcir o Estado
Osvaldo Sato -
Empresa aérea extraviou arma de policial civil
Projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Foto: PCMS)

Uma proposta de reestruturação do concurso público da Polícia Civil de pode alterar o processo de ingresso na carreira. As mudanças estão previstas no Projeto de Lei Complementar 17/2024, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Poder Executivo nesta terça-feira (26).

O texto propõe que a seleção seja dividida em duas etapas: uma de caráter eliminatório e classificatório, e outra de caráter exclusivamente eliminatório. Para isso, será necessária uma alteração na Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado (Lei Complementar 114/2005).

A primeira fase incluirá provas escritas, práticas e/ou orais; títulos; avaliação psicológica; exame médico-odontológico; avaliação de aptidão física; e investigação social. A segunda fase consistirá no curso de formação policial.

A proposta também determina que a investigação social seja realizada até o momento da posse do candidato. Além disso, caso um candidato desista do curso, deverá ressarcir o Estado pelos custos. O mesmo se aplica caso este seja aprovado em todas as fases e etapas do concurso, mas não tome posse do cargo.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (). Se receber parecer favorável, seguirá para as comissões de mérito e, posteriormente, para as votações em plenário.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados