‘A aplicação da prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) neste domingo (18) pelo MGI (Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos) registrou abstenção de mais de 50% do total de inscritos.

Em entrevista coletiva concedida no final da tarde, a ministra Esther Dweck afirmou que foram registrados “cerca de 1 milhão de pessoas que efetivamente fizeram a prova hoje”.

Apesar disso, a ministra não se mostrou surpresa com o número. “Dentro da nossa expectativa comparado a outros grandes concursos como este, uma surpresa positiva, pois há inscrição de pessoas que nunca tinham feito concurso federal. Chegamos a 228 cidades em todo o país, o número nos surpreendeu positivamente”, disse.

O número total de inscritos ultrapassou 2,1 milhões de pessoas. Desta forma, considerando que a ministra anunciou 1 milhão de candidatos que fizeram a prova, a abstenção deve ser maior que metade dos inscritos. O número exato, porém, ainda não foi divulgado.

A ministra adiantou que o estado com o maior número de abstenções foi o Ceará. Já o menor foi o Distrito Federal. Além disso, o bloco que teve a maior abstenção foi o bloco 8, voltado para cargos de nível médio e técnico.

Detalhes da prova

Para os candidatos do bloco 8, voltado para os níveis médio e técnico, o tema da redação foi “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.

Os candidatos poderão conferir o gabarito oficial da prova a partir de terça-feira (20), segundo o cronograma divulgado pelo Governo Federal.

Os “concurseiros” concorrem a 6.640 vagas em diversas áreas e níveis de conhecimento, com salários que podem chegar a R$ 22,9 mil.

Ainda que o gabarito seja apenas divulgado nos próximos dias, o caderno de prova está disponível a partir das 20h deste domingo.

Tanto o caderno com as questões, quanto o gabarito estarão disponíveis na página oficial do CNU.