Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado

As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Oficina de artesanato (Foto: Daniel Reino 0 Divulgação)

O Governo do Estado abriu edital nesta sexta-feira (13) para selecionar projetos culturais que desejam receber apoio financeiro. Os recursos serão destinados à seleção de instrutores de oficinas de artesanato.

Segundo o edital, o objetivo é incentivar as diversas formas de manifestações culturais em Mato Grosso do Sul. As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025. 

Serão selecionadas 30 propostas de oficinas técnicas de artesanato tradicional ou de artesanato de referência cultural.  

Quem pode participar

Não é exigida escolaridade mínima para participar, mas é preciso comprovar experiência de 20 horas/aula como ministrante de oficina de artesanato e ter cadastro no Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro).


Também podem se inscrever artesãos que atuam e residem em Mato Grosso do Sul há pelo menos 2 anos, e que comprovem isso por meio da Carteira Nacional de Artesão, seja pessoa física ou MEI (Microempreendedor Individual).

Cada artesão poderá concorrer neste edital com, no máximo, 1 projeto e cada selecionado poderá ser contemplado com no máximo R$ 10 mil reais.

As oficinas 

As oficinas selecionadas poderão ser ministradas em qualquer município do estado, em zona urbana ou rural, a critério exclusivo da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e no atendimento de demandas agendadas diretamente por prefeituras.

Cada instrutor selecionado será o único responsável por suas despesas de viagem, locomoção no município, hospedagem e alimentação durante todo o período de realização da oficina que terá a duração de 40 horas/aula.

Vagas

Cada instrutor selecionado será o único responsável pela aquisição do material da oficina para até 30 alunos, e deverá oferecer a oficina completa com todos os materiais e equipamentos necessários para sua execução, inclusive materiais didáticos.

Além disso, os instrutores selecionados não poderão cobra qualquer valor dos alunos inscritos no curso.

Segundo o edital, ao todo serão selecionados artesão para ministrar cursos em 5 categorias: madeira, indígena, cerâmica, fibras e tipologias variadas. Confira o edital clicando aqui.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Vista aérea de Figueirão. Prefeitura encomendou reforma de 8 pontes de madeira (PMF, Divulgação)
Vagas
Primt