As inscrições para interessados em ingressar nos cursos técnicos ofertados pelo programa Mais Saúde com Agente, do Governo Federal, vão até o dia 24 de junho em todo o país. Na primeira semana de inscrições, Mato Grosso do Sul registrou 1.407 inscritos, sendo 899 vagas ocupadas por ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e 508 por ACEs (Agentes de Combate às Endemias).

Os cursos de qualificação profissional promovem a integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde). Os interessados podem se inscrever por meio do site maissaudecomagente.ufrgs.br/inscricao

Segundo o Ministério da Saúde, os interessados precisam verificar se receberam a mensagem de validação da inscrição no e-mail cadastrado, pois somente as inscrições concluídas serão consideradas para análise.

Ao todo, são 180 mil vagas para todo o Brasil para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. 

A iniciativa busca atualizar a formação da categoria, de acordo com as novas atribuições previstas na Lei nº 11.350/2006 oferecendo condições para analisar informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.