UFGD abre inscrições para 282 vagas de graduação nesta segunda
Processo seletivo da UFGD é apenas para migrantes e refugiados e fará apenas uma prova de redação para decidir a aprovação dos candidatos
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) anunciou que está com oportunidades em cursos de graduação a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária ou para reunião familiar. A ação acontece por meio do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária, que disponibiliza 282 vagas em 30 cursos.
A UFGD alega que tem como foco acolher pessoas em situação de vulnerabilidade migratória, considerando que, na última década, Mato Grosso do Sul tem recebido centenas de migrantes, principalmente haitianos e venezuelanos, que deixaram seus países devido a graves crises ambientais e econômicas.
Pensando na acolhida humanitária e baseada em uma iniciativa institucional, o processo seletivo consiste apenas em uma fase, que é a prova de redação em Língua Portuguesa. A prova será realizada em 13 de agosto, das 9h às 11h. No dia do exame, é necessário que o candidato chegue com pelo menos 45 minutos de antecedência, apresente um documento de identificação original com foto e utilize caneta esferográfica preta ou azul escura, feita de material transparente.
O período de inscrições começa nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 28 de julho. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por alguém que assumirá a responsabilidade pelas informações prestadas, sem necessidade de apresentar procuração. A página do processo seletivo com os procedimentos que são necessários é: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2023-2.
Para inscrever-se, é preciso acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), preencher os dados cadastrais, a ficha de inscrição eletrônica e selecionar o curso que deseja concorrer.
Vagas
São 282 vagas em 30 cursos: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras Libras (bacharelado), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.
Quem não for classificado dentro das vagas ofertadas para o curso em que se inscreveu, mas quiser entrar em outro, terá a oportunidade de manifestar interesse na ocupação de vagas não preenchidas. A solicitação deverá ser feita na forma de requerimento escrito direcionado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Havendo concorrência pela vaga solicitada, será aplicado o critério de desempate previsto no edital.
Contatos
Centro de Seleção (fase de inscrição): telefone (67) 3410-2840 e e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br .
Secretaria Acadêmica (documentação, ingresso e matrícula): telefone (67) 3410-2820/ 2825 / 2826 ou, ainda, pelo e-mail secac@ufgd.edu.br .
Notícias mais lidas agora
- MS bate recorde de exportações de carne bovina em meio à crise do Carrefour
- Motorista sofre mal súbito, bate caminhão e deixa poste ‘levitando’ na Avenida Ceará
- Mulher flagra amigo da família estuprando menina de 8 anos no quarto dela em MS
- Motorista de Fusca que ficou destruído ao bater em ônibus na Guaicurus não tinha CNH
Últimas Notícias
Depois de MS, capital do Mato Grosso também pinta ‘faixa de pedestre’ para capivaras
Locais são conhecidos pela presença dos animais
Homem rouba, agride e ameaça mulher de morte no interior de MS
A vítima havia conhecido o homem há exatos dois dias
Campo-grandense Gabriel Rodrigues conquista prata no Grand Prix de Judô no Cazaquistão
Brasil encerrou o Grande Prix de Judô para Cegos, realizado na cidade de Astana, com a conquista de duas medalhas
Visando o combate a dengue, fumacê percorre seis bairros nesta terça-feira
O serviço é realizado por equipes da CCEV, das 16h às 22h
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.