Nomeação de 198 novos servidores da Polícia Civil deve ser publicada, nesta terça-feira (18), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. A autorização para que reforcem os quadros da segurança pública foi assinada, nesta segunda-feira (17), pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). O grupo foi aprovado em concurso há dois anos e já concluiu o curso de formação.

Ao todo, são 31 novos agentes da polícia científica, 53 peritos criminais, 46 peritos papiloscopistas, enquanto a Polícia Judiciária recebe 68 novos escrivães. A nomeação era um dos compromissos do governador com os aprovados em 2021. Ele também ampliou o número de vagas para garantir novas contratações.

“Parece um ato simples, mas mostra que governador está promovendo a valorização da Polícia Civil e da segurança pública, cumprindo sua palavra”, destacou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina. Já o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, disse que realizar o ato no primeiro ano de governo, que é de contenção, revela a coragem do gestor.

O delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, ressalta ainda que os novos servidores reforçam a resposta qualificada na elucidação de crimes e passam a reforçar unidades policiais em todo o Estado.

Parte desse grupo, a perita papiloscopista Fernanda de Souza e a escrivã Nádia Carvalho Araújo acompanham a assinatura dos decretos como a realização de um sonho. “A partir de agora vamos trabalhar para servir e proteger a população de Mato Grosso do Sul”, pontua Fernanda.