Conforme a publicação, a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) em conjunto com a SES estão responsáveis pela realização do Concurso Público, estabelecendo as normas e os procedimentos para o recrutamento e a seleção dos candidatos, observados os dispositivos da legislação vigente. 

O edital de abertura do concurso público estabelecerá as atribuições da Comissão Organizadora do certame, os requisitos para a investidura nos cargos, o prazo de validade, o número de vagas oferecidas por cargo, função e por área de habilitação ou de especialização referente à formação ou à escolaridade profissional exigida, a carga horária, bem como os requisitos para cada uma das fases do concurso, as modalidades das provas, seu conteúdo, a forma de avaliação e os valores atribuídos aos títulos e à remuneração do cargo. 

Há vagas para médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, veterinários, psicólogos, entre outras. Confira no quadro a seguir, a quantidade de vagas e as demais oportunidades.