Cotidiano / Emprego & Concurso

Procurando profissionalização? Confira cursos gratuitos de iniciação profissional em MS

Estudante não vai precisar sair de casa para estudar, já que maioria dos cursos são EAD

Fábio Oruê Publicado em 10/01/2022, às 17h29

None
Foto: Divulgação

Oportunidade para quem deseja se profissionalizar neste começo de ano, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) têm cursos abertos de Iniciação Profissional gratuitos e de outras diversas categorias. 

Os cursos são EAD (Ensino à Distância), garantindo que o aluno e futuro profissional não vai precisar sair de casa para estudar. No Senai, os cursos disponíveis são de:

  • Consumo Consciente de Energia
  • Desenho Arquitetônico
  • Educação Ambiental
  • Empreendedorismo
  • Finanças Pessoais
  • Lógica de Programação
  • Logística (5's e almoxarifado)
  • Metrologia
  • Noções Básicas de Mecânica Automobilística
  • Propriedade Intelectual
  • Segurança do Trabalho
  • Tecnologia da Informação e Comunicação

Os cursos são de oferta nacional e podem ser feitos clicando neste link. Não há limites de vagas. Para se candidatar é preciso fazer cadastro e login no site Mundo Senai. 

Também está disponível em Campo Grande e de forma gratuita, o curso de Construtor de Móveis por Meio de Processos Convencionais. Nas aulas, os estudantes vão desenvolver competências relativas à técnicas de trabalho e processos de utilização de ferramentas manuais e máquinas estacionárias para confecção de móveis.

O requisito é que o aluno tenha 18 anos e ter concluído pelo menos o ensino fundamental. A carga horária do curso é de 160 horas e as aulas estão programadas para começar no dia 1º de fevereiro, de forma presencial. O endereço é Avenida Rachid Neder, número 1.939, em Campo Grande. O telefone para conta é o (67) 3357-2000 ou no email.

Senac 

O Senac EAD liberou diversos cursos, com conteúdos autoinstrucionais e vídeos. Todos os participantes dos cursos receberão certificados com validade em todo território nacional, com exceção da lista de conteúdos autoinstrucionais.

São cursos relacionados a informática, meio ambiente, saúde, gestão e muitos outros. A lista completa pode ser conferida clicando aqui e para ter acesso aos cursos somente é necessários fornecer algumas informações - Alguns cursos da lista não estão mais disponíveis.

Sest Senat

Na área de transporte também há curso gratuitos disponíveis na plataforma de educação a distância, que já conta com mais de 200 cursos distribuídos em seis áreas: transporte, gestão, regulamentados, educação, saúde e social. A lista com os cursos pode ser conferida aqui.

Para realizar as inscrições, o aluno deve cadastrar-se na plataforma EAD. Então, escolher os cursos que deseja fazer e matricular-se. Não há número limite, ou seja, a pessoa pode fazer quantos cursos quiser. As aulas são autoinstrucionais. Assim, o estudante tem acesso ao material e às aulas interativas e define o próprio ritmo de estudos.

Ao concluir os estudos, o aluno deve responder à avaliação final. O Sest Senat disponibiliza o certificado de conclusão para download após a pessoa ser aprovada e responder a avaliação de reação.

Sejuv

A Sejuv (Secretaria Municipal de Juventude) também oferta cursos profissionalizantes para qualificar os jovens de Campo Grande. Os cursos disponíveis podem ser acessados neste link. É necessário fazer o cadastro e escolher o curso que quer fazer. A Sejuv também divulga as oportunidades por meio das redes sociais @sejuvcg.

Jornal Midiamax