A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta quinta-feira (22), que abrirá as inscrições para o Cursinho UFMS. O curso, que é um projeto de extensão da instituição, começará no mês de agosto, mas o prazo para cadastrar-se começa na próxima segunda-feira (26).
O objetivo do curso é oferecer aulas e apoio didático a jovens, com o intuito de prepará-los para os processos seletivos universitários. Um dos requisitos para participar é estar concluindo o Ensino Médio ou já ter realizado essa etapa escolar.
Serão 500 vagas ofertadas, em que um terço será destinado a moradores de nove municípios onde a UFMS possui campus: Aquidauana/Anastácio, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
O processo seletivo levará em consideração alguns fatores para escolher os elegíveis ao curso. Além da ordem de recebimento das inscrições, também é preciso atender a quantidade de vagas àquelas pessoas com dificuldades financeiras.
A única cobrança que será realizada é referente à matrícula, de R$ 200. O participante que comprovar vulnerabilidade social poderá ser contemplado com a isenção dessa taxa. A inscrição poderá ser feita entre 26 de julho e 4 de agosto, por meio do site conveniar.fapec.org/eventos.
As aulas são ministradas por estudantes bolsistas e por voluntários da UFMS. Em virtude da pandemia atual e por conta das restrições de biossegurança, os trabalhos serão realizados online, entre 16 de agosto e 10 de dezembro.
É possível acessar o edital na íntegra e mais informações a respeito do cursinho através do site cursinho.ufms.br.