Desde o início do ano o no país vem mostrando recorrente esgotamento

A taxa de desemprego no Brasil atingiu o maior nível em quase quatro anos, de 6,4 % em abril ao subir pela quarta vez seguida, em mais um mês marcado pelo aumento da procura por vagas e queda na renda.

O número da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgado nesta quinta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o mais alto desde maio de 2011, quando também ficou em 6,4%. Em abril de 2014 a taxa foi de 4,9%.

Pesquisa da Reuters apontava expectativa de que a taxa subisse a 6,3¨%, após ter atingido 6,2% em março.

Desde o início do ano. o mercado de trabalho no país vem mostrando recorrente esgotamento, com aumento da procura por emprego e menor criação de vagas ou demissões, diante da perspectiva de contração da economia brasileira este ano em meio ao aperto monetário e alta, além do ajuste fiscal em curso.

A PME mostrou que em abril a população desocupada, grupo que inclui pessoas sem trabalhar mas à procura de uma oportunidade, subiu 4,2% ante o mês anterior, avançando 32,7% sobre o ano anterior, para 1,557 milhão de pessoas.

Por sua vez, a população ocupada teve alta de 0,2% sobre março, chegando a 22,769 milhões de pessoas, o que significa que caiu 0,7% ante o mesmo período do ano anterior.

O IBGE ainda informou que a renda média real teve perda de 0,5% em abril sobre março e caiu 2,9% sobre um ano antes, a 2.138,50 reais.