A candidata Michelle Alves Ribeiro, 30, teve o nome divulgado na lista de aprovados do concurso público da prefeitura de Uberlândia (MG) mesmo sem ter feito a prova. No dia 16 de dezembro, data em que os exames foram aplicados, Michelle estava fora da cidade.
Na relação dos aprovados, divulgada no dia 4 de janeiro no site da prefeitura, Michelle aparece na 265ª posição dos classificados finais com 65 pontos.
Ela conta que olhava a lista por curiosidade para saber quem havia passado e quando viu seu nome ficou assustada e decidiu denunciar o caso ao MPE (Ministério Público Estadual).
“Não faço a mínima ideia do que aconteceu. Na hora pensei que pudesse ser uma pessoa com o mesmo nome, mas não era porque o número de inscrição era o meu”, disse.
Michelle trabalha com o pai e prestou o concurso da prefeitura para o cargo de professor de educação física. “Eu não poderia me beneficiar de algo que não fiz. Seria errado”. Ela conta que a denúncia foi feita para que outras possíveis irregularidades sejam descobertas. “Essa [irregularidade] foi a que nós vimos. Pode ser que tenha mais”.
O promotor do MPE responsável pelo caso, Luiz Henrique Borsari, abriu procedimento para investigar a situação na semana passada. Segundo ele, já foi solicitada toda a documentação à empresa responsável pelo concurso. “Ainda não recebi nenhum documento. Eles têm até dez dias para apresentar essas informações”.
Borsari afirmou que é possível que tenha ocorrido algum erro, mas prefere aguardar o envio dos documentos para se pronunciar. Segundo ele, os responsáveis pelo processo seletivo também devem ser ouvidos nas próximas semanas.
Por meio de nota, a prefeitura de Uberlândia informou que houve um erro de digitação e que o nome correto da candidata que participou do processo será divulgado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (23).