Pular para o conteúdo
Economia

Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês

O novo teto é 0,14 ponto percentual maior que o limite atual
Agência Brasil -
salário mínimo parlamentares
Ilustrativa. (Agência Brasil)

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão mais nas futuras operações de crédito consignado. Por 13 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quinta-feira (8), em , o novo limite de juros de 1,8% ao mês para essas operações.

O novo teto é 0,14 ponto percentual maior que o limite atual, de 1,66% ao mês, nível que vigorava desde abril. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês.

Propostas pelo governo, as medidas entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias. Os bancos haviam pedido a elevação imediata do teto.

As altas recentes na Taxa Selic (juros básicos da economia) foram a justificativa para o aumento. Em dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do elevou os juros básicos de 11,25% para 12,25% ao ano. Por causa dos juros maiores, os principais bancos pararam de conceder crédito consignado, alegando inviabilidade das operações com o teto atual.

Descompasso

Apenas o representante dos bancos votou contra a medida, alegando descompasso entre os juros do consignado e a realidade do mercado financeiro. As instituições financeiras pediam teto de 1,99% ao ano para permitir a retomada parcial das concessões, excluindo aposentados por invalidez com mais de 70 anos. Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 2021 determina a viabilidade econômica da concessão de crédito consignado ao INSS.

Com o novo teto, os bancos oficiais poderão voltar a emprestar pela modalidade. Segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), referentes à terceira semana de dezembro, o Banco do Nordeste cobrava 1,73% ao mês; o Banco da , 1,71% ao mês; a Caixa Econômica Federal, 1,7% ao mês; e o , 1,69% ao mês.

Como todas as taxas estavam acima do teto atual de 1,66% ao mês, essas taxas na prática significam que as instituições suspenderam a oferta desse tipo de crédito. O levantamento do BC já considerava a alta mais recente da Taxa Selic.

Impasse

Em agosto de 2023, quando o Banco Central começou a cortar a Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, havia dito que a pasta havia decidido acompanhar o movimento e propor reduções no teto do consignado à medida que os juros baixarem. Durante o ciclo de baixa dos juros básicos, o CNPS reduzia o teto do crédito consignado aos segurados do INSS.

Apesar do início do ciclo de alta da Selic, em setembro do ano passado o aumento do teto dos juros do consignado não acompanhou a evolução da taxa básica. O limite estava inalterado desde junho.

No fim do ano passado, instituições como Banco do Brasil, Itaú, Santander, Pan, BMG, Mercantil e Banrisul suspenderam a oferta do consignado do INSS nos correspondentes bancários porque o teto de 1,66% de juros ao mês não cobria mais os custos da modalidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça de Dourados absolve homem acusado de discriminação religiosa contra a filha

Riedel participa de solenidade da PMMS e entrega de ambulâncias

Líder de grupo preso participou de execução com 15 tiros em Campo Grande 

Governo de MS suplementa R$ 8,2 milhões para Agesul

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ que usava loja do Flamengo em MS para lavar dinheiro tinha assessor para encobrir crimes

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Em MS, Rick e Renner realizam último sonho de fã 6 dias antes dela morrer

Últimas Notícias

Mundo

Elevador da Glória: maioria das vítimas mortas em descarrilamento em Lisboa era estrangeira

Itamaraty afirmou que três brasileiros ficaram feridos

Polícia

Adolescente é internada com sangramento nas partes íntimas e polícia descobre estupro da irmã de 11 anos

Garota foi transferida para Campo Grande para tratamento

Variedades

Levou pra passear? No RJ, homens são flagrados carregando porco vivo em uma moto

Em um flagra inusitado, o porco aparece sobre o colo da pessoa que está na garupa de uma moto; veja o vídeo

MidiaMAIS

Após ‘turnê’ por Mato Grosso do Sul, pastor mirim lamenta deixar o estado: ‘já com saudade’

Missionário afirmou que não queria ir embora e agradeceu pelos dias "abençoados" no Estado