Setor de serviço de MS fecha em 0,6% em novembro e fica acima de média nacional
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na passagem de outubro para novembro, Mato Grosso do Sul registrou alta de 0,6% no volume de serviços prestados, registrando, assim, o segundo mês consecutivo no campo positivo. Vale lembrar que em outubro houve alta de 2,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (15).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Já na série sem ajuste sazonal, no comparativo com novembro de 2023, o volume de serviços no estado registrou queda de 7,3%. No indicador acumulado do ano, o volume de serviços mostrou retração de 6,4% frente a igual período de 2023.
Já o acumulado dos últimos 12 meses passou de -3,8% em outubro para -5,5% em novembro de 2024.
Comparativos nacionais
Conforme a pesquisa, 18 unidades da federação assinalou no volume de serviços em novembro de 2024, frente a outubro, na série com ajuste sazonal, acompanhando o recuo observado no resultado do Brasil (-0,9%).
Os impactos negativos mais importantes vieram de São Paulo (-0,9%) e do Paraná (-2,9%), seguidos por Pernambuco (-3,7%), Rio Grande do Sul (-1,5%), Mato Grosso (-2,5%) e Bahia (-1,5%). Em contrapartida, Minas Gerais (0,9%) e Alagoas (4,2%) exerceram as principais contribuições positivas do mês.
Frente a novembro de 2023, a expansão do volume de serviços no Brasil (2,9%) foi acompanhada por 22 das 27 unidades da federação. A contribuição positiva mais importante ficou com São Paulo (4,0%), seguido por Rio de Janeiro (2,8%), Santa Catarina (7,6%) e Distrito Federal (7,3%). Em sentido oposto, Rio Grande do Sul (-6,6%) liderou as perdas do mês, seguido por Mato Grosso (-11,9%) e Mato Grosso do Sul (-7,3%).
No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o avanço do volume de serviços no Brasil (3,2%) foi acompanhado por 21 das 27 unidades da federação. O principal impacto positivo veio de São Paulo (4,8%), seguido por Rio de Janeiro (3,8%), Santa Catarina (6,6%), Paraná (3,9%) e Minas Gerais (1,9%). Já as principais influências negativas vieram de Rio Grande do Sul (-7,2%) e Mato Grosso (-9,2%).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Apreendido em MS, Snus é ‘cigarro sem fumaça’ que bomba até entre jogadores na Europa
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
Últimas Notícias
Homem sequestrado na fronteira o Paraguai já foi preso carro lotado maconha em 2014
O homem de 50 anos, sequestrado na tarde desta terça-feira (14) em Ponta Porã, tem uma ficha corrida que inclui diversos processos na Justiça e também uma prisão com carga de maconha em 2014 por agentes da PRF (Polícia rodoviária Federal). Na época ele teria abandonado um veículo na BR-463, mas foi capturado logo em…
Agrotóxico se espalha por MS e é encontrado até em frutas e água da chuva, mostra pesquisa
Pesquisa vê pulverizações como caso de etnocídio da população Guarani Kaiowá em MS
Idoso morre no hospital um mês após cair de degrau em fazenda em Corumbá
Na madrugada, o idoso passou mal e morreu no hospital
Prefeitura altera valores e gratificações podem chegar a 300% sobre salário
Decretos mudam gratificações de representação, encargos especiais, funções de confiança e jetons para os servidores públicos municipais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.