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Economia

No Dia das Mães, comércio de Campo Grande deve movimentar 4,15% a menos em relação a 2024

O volume total estimado de vendas e comemorações deve alcançar R$ 138,98 milhões neste ano, contra os R$ 145 milhões registrados em 2024
Jennifer Ribeiro -
Fluxo de movimento no comércio (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Apesar de ser considerada a segunda data mais importante para o , o 2025 deverá registrar queda de 4,15% na movimentação econômica em , se comparado com o ano de 2024. Os dados são de uma pesquisa realizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da Capital entre os dias 21 e 24 de abril, com consumidores de sete regiões da cidade.

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Conforme o levantamento, o volume total estimado de vendas e comemorações deve alcançar R$ 138,98 milhões neste ano, contra os R$ 145 milhões registrados em 2024. Adelaido Vila, presidente da CDL de Campo Grande, pontua que a retração está diretamente relacionada à percepção dos consumidores sobre seu poder de compra.

“Mais de 80% dos entrevistados afirmaram que sua capacidade de consumo diminuiu em 2025. O comportamento mais cauteloso é reflexo do contexto econômico atual e deve influenciar como as famílias comemoram a data”.

Pesquisa Dia das Mães

A pesquisa aponta que 73% dos entrevistados presentearão neste Dia das Mães, enquanto 14% não poderão e 13% ainda não decidiram. Do total movimentado, R$ 63,93 milhões (46%) serão destinados à compra de presentes, com ticket médio de R$ 235. Já as comemorações, como almoços em família e passeios, devem absorver R$ 75,05 milhões (54%), com gasto médio de R$ 242 por pessoa.

Conforme a pesquisa, a maioria dos entrevistados (72%) preferem fazer suas compras presencialmente, enquanto 12% recorrerão às compras online. Quando o assunto é a decisão de compra, fatores como a relação entre preço e qualidade (28%) e a possibilidade de parcelamento (35%) pesam mais. Outros pontos avaliados e relevantes para decisão são a comodidade (17%) e as promoções (7%).

Entre os itens mais procurados estão: eletrodomésticos, vestuário, calçados e produtos de perfumaria. Assim, a CDL recomenda que os lojistas invistam em campanhas que despertem o vínculo afetivo da data, aliadas a estratégias como promoções relâmpago, ações digitais e crediário.

“O consumidor está mais exigente e cuidadoso. Quem souber dialogar com esse novo perfil, oferecendo boas condições e atendimento acolhedor, deve conseguir converter esse momento de retração em oportunidade de fidelização”, conclui Adelaido.

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