Pular para o conteúdo
Economia

Ibovespa perde força no fim e sobe apenas 0,26%, abaixo dos 129 mil pontos

Ibovespa se reaproximou mais um pouco dos 130 mil pontos
Agência Estado -
(Arquivo, Midiamax)

Sem a referência dos mercados de Nova York nesta abertura de semana, em feriado nos EUA, o Ibovespa se reaproximou mais um pouco dos 130 mil pontos, alcançando na do dia a marca de 129.534,45 pontos. Ao fim, contudo, perdeu força, em ganho limitado a 0,26%, aos 128.552,13 pontos, após os investidores terem mostrado um pouco mais de propensão a risco em ativos brasileiros, mais cedo, o que colocava o avanço no intradia perto de 1% – distante, contudo, da alta de 2,70% vista no fechamento da sessão anterior.

O ânimo maior vem desde a tarde da última sexta-feira, quando pesquisa Datafolha trouxe popularidade do presidente Lula no menor nível de seus três mandatos, reforçando a percepção de que 2026, embora ainda muito à distância, possa trazer alternativa de poder mais alinhada ao pensamento de mercado.

Dessa forma, o Ibovespa saiu de mínima na abertura aos 128 229,39, mantendo o sinal positivo ao longo da sessão, com giro a R$ 18,7 bilhões nesta segunda-feira. No mês, acumula ganho de 1,92%, colocando a alta do ano a 6,87%. Foi o terceiro ganho diário consecutivo do Ibovespa, o que mantém a referência da B3 no maior nível de encerramento desde 11 de dezembro, então perto dos 129,6 mil pontos. Em fechamento, o nível de 130 mil pontos não é visto desde 6 de novembro passado.

Entre as ações de primeira linha, Vale mudou de direção e fechou em baixa de 0,54%, tirando ímpeto do Ibovespa no fechamento. Por sua vez, Petrobras encerrou em alta de 1,13% na ON e de 0,61% na PN, em enfraquecimento de ritmo também observado entre os grandes bancos. Itaú, que subia mais de 1%, fechou com ganho de apenas 0,20%, na mínima do dia, enquanto , que avançava perto de 2%, encerrou em alta um pouco mais contida, de 1,43%.

Na ponta ganhadora do Ibovespa, Magazine Luiza (+7,86%), Vamos (+5,80%) e CVC (+4,55%). No lado oposto, JBS (-2,77%), WEG (-2,51%) e BRF (-2,50%).

“O Ibovespa continuou em alta por conta da desaprovação do governo – o que resultou também em redução de prêmios na curva de juros”, observa Felipe Papini, sócio da One Investimentos, destacando a baixa volatilidade na sessão por conta do feriado americano. “Por mais que a expectativa de do mercado, divulgada hoje pelo Focus, tenha aumentado de 5,58% para 5,60% para 2025, o mercado ainda está animado com a queda de popularidade do governo Lula”, acrescenta.

“Expectativa é de que a Bolsa siga em alta após o Ibovespa ter rompido a linha de tendência de baixa na última sexta-feira, apontando para um teste de topo nos 130.898,89 pontos”, diz Robert Machado, analista da CM Capital, chamando atenção para as ações de empresas do setor de supermercados, como Carrefour e Pão de Açúcar, que divulgam balanços amanhã, e Assai, na quarta-feira, também com resultados trimestrais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo