Em julho, as famílias campo-grandenses aumentaram a intenção de consumo em 3,8% na comparação com junho. Os dados são do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), divulgados na Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo o documento, o aumento se deve, especialmente, às famílias com renda de até 10 salários mínimos, grupo em que a intenção de consumo saiu da chamada ‘zona negativa’: abaixo de 100 pontos, atingiu 103,3 pontos, um salto de 4,1%.
Segundo Regiane Dedé de Oliveira, economista do IPF-MS, a reação no índice tem grande influência da sazonalidade. “Estamos próximo ao Dia dos Pais, que é uma data muito importante no calendário sazonal e que deve movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia do Estado“, aponta.
Entre as famílias de maior poder aquisitivo, o ICF cresceu 2,4%, e esta faixa de renda segue acima da marca da zona positiva, em 116,6 pontos. Em relação aos indicativos que compõem o ICF, quase todos tiveram reação positiva em julho, com destaque para perspectiva profissional (+6,6%), nível de consumo atual (+5,8%) e avaliação do momento para compra de bens duráveis (4,2%).
A maioria dos entrevistados tem perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses (60,3%). Por outro lado, quando questionados sobre o nível de consumo atual, 31,7% dos entrevistados referem uma redução, enquanto 16,3% dizem estar comprando mais e 51,9% mantiveram o consumo em relação ao mesmo período do ano passado.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***