A 59ª edição da Expoagro destaca a grandeza de Dourados, afirma o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira. O evento abre as portas ao público, nesta sexta-feira (9), e segue até 18 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Ao Midiamax, o dirigente afirma que a Expoagro reforça o compromisso do produtor rural com o meio ambiente. “O agronegócio hoje é um dos maiores geradores de emprego. Quando se discute meio ambiente, você tira 30% do seu patrimônio e deixa exclusivo para preservação”, reforça.
Ferreira relembra que assumiu a direção do sindicato no ano passado com o compromisso de promover mudanças na instituição e na feira agropecuária, uma das maiores do Centro-Oeste. O evento destaca a pujança de Dourados, especialmente com a presença forte de parcerias.

“Nós tínhamos o objetivo de fazer uma Expoagro do tamanho da Grande Dourados e com a nossa credibilidade, com a parceria de amigos que confiaram, de credibilidade no Estado. Nós trouxemos para dentro da Expoagro os empresários de Dourados, de Mato Grosso do Sul e do Brasil, uma região muito importante no agronegócio brasileiro”, reforça o presidente do sindicato rural.
Outro destaque é para o volume de crédito disponibilizado aos produtores rurais. O Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO (CEIF/FCO), aprovou R$ 250 milhões para iniciativas que promovem o desenvolvimento regional para Custeio Pecuário, Custeio Agrícola, Comercialização, Investiagro, FCO Rural e – FCO Empresarial.
O Banco do Brasil, como agente financeiro do FCO, será responsável pela liberação e distribuição desses recursos. Os interessados no crédito poderão apresentar os projetos durante a Expoagro. “É uma oportunidade aos produtores rurais para fazerem grandes negócios”, aconselha.
Retorno de tradicional rodeio

Gino José Ferreira também destaca o retorno do tradicional rodeio na programação. “Trouxemos de volta para a exposição de portão aberto provas hípicas e três tambores. No fim de semana ninguém paga nada, somente os shows com renomes nacionais como Henrique e Juliano e Rodolfo e Israel. É um lazer cultural em que a feira une trabalho e família”, celebra.
Esta edição do rodeio em Dourados será classificatória para a Etapa Nacional da Liga Nacional de Rodeios e da Confederação Nacional de Rodeios, valendo vagas e para o rodeio de Barretos, e para a final Nacional da Confederação. Isso deve atrair os melhores competidores do Brasil, elevando o nível técnico das montarias e garantindo fortes emoções ao público.
Além disso, o presidente do sindicato rural reforça que a feira teve o cuidado de incluir diversos segmentos da pecuária, como a bovinocultura, suinocultura, ovinocultura, entre outras. “Eu tive o capricho de trazer todos os segmentos do agronegócio para dentro do sindicato rural e para dentro da feira”, recorda.
A troca de informações entre os organizadores das exposições também desempenhou papel fundamental para que a Expoagro acontecesse. O dirigente comentou sobre as conversas que manteve com a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), organizadora da Expogrande, na Capital.
“Hoje eu ainda falei com o Guilherme Bumlai [presidente da Acrissul]. Foi um show a Expogrande e será um show a Expoagro”, projeta Ferreira.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.