Pular para o conteúdo
Economia

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Somente no 1º semestre de 2025, MS exportou 315 milhões de dólares aos norte-americanos
Gabriel Maymone -
Tarifaço de Trump excluiu ferro-gusa, terceiro produto mais exportado por MS aos EUA. (Divulgação)

Decreto assinado nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, confirmando aplicação de tarifa de 50% a produtos importados do Brasil, trouxe algumas exceções. Dois dos três produtos são os mais vendidos por aos norte-americanos.

Conforme o texto do documento oficial divulgado pela Casa Branca, celulose e ferro-gusa não terão a taxação adicional de 40% — que se soma aos 10% já aplicados – a partir de 6 de agosto.

Em volume financeiro, celulose e ferro-gusa só ficam atrás da carne bovina em total exportado por MS aos Estados Unidos em 2024.

Trump também deixou de fora da taxação produtos de aviação, que são a principal compra dos norte-americanos. “O imposto ad valorem imposto nesta ordem não se aplicará a artigos que são isentos por 50 USC 1702(b) ou estabelecidos no Anexo I desta ordem, incluindo certos metais de silício, ferro-gusa, aeronaves civis e suas peças e componentes, alumina de grau metalúrgico, minério de estanho, polpa de madeira, metais preciosos, energia e produtos energéticos e fertilizantes”.

MS exportou 315 milhões de dólares aos EUA no 1º semestre

Os Estados Unidos representa apenas 5,97% das exportações de produtos sul-mato-grossenses, conforme aponta o relatório Comex de junho de 2025, elaborado pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS).

Esse é o percentual verificado no primeiro semestre de 2025.

Então, o relatório mostra que, de um total de 5,2 bilhões de dólares exportados no período, cerca de 315 milhões foram para os EUA. Assim, o país de Trump figura como segundo maior comprador de MS.

Em 2024, Mato Grosso do Sul enviou 785 mil toneladas de produtos aos Estados Unidos.

A carne bovina é o produto mais exportado de Mato Grosso do Sul para os Estados Unidos; rendeu, em 2024, total de 225 milhões de dólares. A celulose é o segundo produto, e o ferro-gusa, o terceiro. Óleos, açúcar, couro, carne de aves, peixes, ovos e até amido integram a lista.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Trump confirma tarifaço

Conforme comunicado oficial da Casa Branca, “as ações recentes do governo do Brasil ameaçam segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos. Membros do Governo do Brasil tomaram medidas que interferem na economia dos Estados Unidos, infringem os direitos de livre expressão de cidadãos dos Estados Unidos, violam os direitos humanos e minam o interesse dos Estados Unidos em proteger seus cidadãos e empresas. Membros do Governo do Brasil também estão perseguindo politicamente um ex-presidente do Brasil, o que está contribuindo para o colapso deliberado do Estado de Direito no Brasil, para a intimidação politicamente motivada naquele país e para abusos de direitos humanos”.

Como exemplo, o decreto assinado por Trump cita o ministro do STF, Alexandre de Moraes, alegando que o magistrado teria abusado da autoridade judicial para “atingir oponentes políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências”.

Ainda, Trump declara emergência nacional: “Concluo que o escopo e a gravidade das políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil constituem uma ameaça incomum e extraordinária, que tem sua origem total ou substancialmente fora dos Estados Unidos, à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos e, por meio deste, declaro emergência nacional com relação a essa ameaça”.

Missão oficial com senadores de Mato Grosso do Sul

Também, nesta quarta-feira, encerrou-se a missão oficial de comitiva de senadores brasileiros, incluindo o presidente da missão, (PSD-MS), e (PP-MS).

O grupo esteve nos EUA para abrir caminhos diplomáticos e tentar adiar o início do tarifaço. Em relação aos resultados obtidos na viagem, confira nota oficial do grupo sobre o tarifaço:

“A missão oficial do Senado Federal brasileiro aos Estados Unidos exerce uma função institucional e suprapartidária, com foco na reaproximação parlamentar com o Congresso americano e na busca de alternativas para barrar os impactos econômicos da tarifa de 50% anunciada ao Brasil.

Todas as agendas da delegação foram voltadas à reconstrução do diálogo político entre os dois Parlamentos e à defesa dos interesses estratégicos do país em meio ao agravamento das tensões comerciais. A programação foi inteiramente voltada ao campo da diplomacia parlamentar”.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Incêndio atinge antigo aterro sanitário do Jardim Noroeste e fumaça é vista a quilômetros de distância

Ginásio Guanandizão sedia etapa da Superliga C de vôlei a partir de domingo

hemosul

Hemosul muda horário de atendimento aos sábados a partir de agosto; confira

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

brasilândia menores família

Vereadores de Brasilândia ‘torram’ quase R$ 300 mil em diárias e entram na mira do MP

Últimas Notícias

Sem Categoria

Perícia encontrou faca entortada em casa de idoso morto pelo filho ‘coach’

Idoso foi assassinado há pouco mais de um mês no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian; filho continua preso

Brasil

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

Prefeito afirmou que ação era para testar políticas públicas do município

Política

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Deputado federal bolsonarista de Mato Grosso do Sul crítica governo Lula nas negociações com os Estados Unidos

Cotidiano

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

De Sidrolândia, homem cumpre pena na Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte