Os gastos com presentes e celebrações em alusão ao Dia das Crianças devem movimentar R$ 352,37 milhões na economia de Mato Grosso do Sul. O número representa queda de 6% em relação ao montante movimentado no mesmo período em 2024. Os dados são do Instituto de Pesquisa da Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).
Desenvolvida em parceria com o Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o levantamento foi realizado entre 23 de agosto e 2 de setembro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá, Ladário e Três Lagoas. Foram ouvidas 1.982 pessoas. O gasto médio estimado é de R$ 328,26.
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Conforme a economista do Instituto de Pesquisa, Regiane Dedé de Oliveira, apesar do valor ser menor que o do ano passado, foi observado que o número de pessoas dispostas a presentear superou 2024. Este ano, 74% pretendem presentear, enquanto em 2024 essa porcentagem ficou em 68,74%.
Além disso, o valor gasto com presentes também será maior, chegando a R$ 206,61. Em 2024, a média foi de R$ 203,44. Já os gastos com as comemorações serão mais modestos, e devem movimentar R$ R$ 123,81 milhões, com uma média de R$ 121,65 por família, sendo que 69% dos entrevistados afirmam que irão comemorar.
Na maioria dos casos (32%) a comemoração será em família e com a compra de ingredientes para o preparo da refeição. Outros 14% pretendem fazer um passeio, percentual próximo dos que informaram que devem ir a uma lanchonete, restaurante ou sorveteria com as crianças.
Modalidade de compra
O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, destaca que a maioria (72%) pretende comprar o presente presencialmente. Destes, 61% vão optar por centros dos bairros e 21% pelo comércio de ruas. Além disso, o analista ressalta que a decisão de compras vem, principalmente, da própria criança, com percentual de 45%.
“Por isso, criar ambientes lúdicos e acolhedores pode ser um diferencial importante. Treinar a equipe, oferecer diferencial competitivo, destacar a qualidade do produto são estratégias simples, mas que podem ser poderosas”, orienta Paulo.
O profissional afirma que espaços de lazer, padarias e restaurantes também podem aproveitar a data para lucrar. “Investir em um cardápio infantil com opções criativas e lúdicas também é uma técnica. Além disso, ambientes temáticos e atividades extras, como pintura facial, atividades com balões e a presença de personagens podem conquistar a criançada”.
Público alvo
Em relação ao público alvo dos presentes, filhos (51%) e netos (8%) são os que mais serão presenteados. A preferência de pagamento será à vista (59%) e 36% esperam um bom atendimento.
A economista Regiane Dedé de Oliveira, completa que os brinquedos são os mais pedidos, e representam 48% das intenções de compras. Na sequência, aparece na pesquisa roupas (31%), calçados (19%) e eletrônicos (11%).
Dentre os que responderam que não irão presentear, a maioria (31%) aponta que a razão é por não ter filhos, netos, sobrinhos ou mesmo não ter crianças pequenas (29%). A falta de dinheiro foi apontada como motivo por 7% dos entrevistados.
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